Deputado Hussein Bakri (PSD) faz apelo ao Governo Federal por apoio em projeto que solucione as cheias do Rio Iguaçu, em União da Vitória

01/11/2023 15h31 | por Assessoria Parlamentar

O deputado Hussein Bakri (PSD) e o vice-governador Darci Piana recepcionaram em União da Vitória, nesta quarta-feira (1º), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar de ações de enfrentamento à enchente.Créditos: Divulgação

O deputado Hussein Bakri (PSD) e o vice-governador Darci Piana recepcionaram em União da Vitória, nesta quarta-feira (1º), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar de ações de enfrentamento à enchente. Na reunião, o Líder do Governo na Assembleia Legislativa fez um apelo para que o Governo Federal ajude Estado e município na construção de uma solução definitiva para as cheias do Rio Iguaçu

“Gostaríamos de receber os senhores aqui em outras circunstâncias. No entanto, essa vinda é importantíssima para demonstrar o respeito do Governo Federal pelo Sul do Paraná e para, juntos, buscarmos uma solução definitiva em relação às cheias do Rio Iguaçu, que seja ambientalmente correta, tecnicamente executável e financeiramente viável. O poder público estadual e municipal continuará prestando todo o apoio necessário às famílias e empresas afetadas pelas chuvas agora e sempre que for necessário. Mas União da Vitória não aguenta mais viver o medo de o Rio Iguaçu subir e inundar grande parte da cidade quando se anunciam grandes temporais”, desabafou Bakri.

O Líder do Governo ressaltou que uma comitiva do Instituto Água e Terra (IAT) fez uma vistoria em União da Vitória na semana passada e, nos próximos dias, irá assinar um Termo de Referência para a contratação de um anteprojeto em busca da melhor modelagem para amenizar as enchentes e os alagamentos. “O apoio do Governo Federal será fundamental para colocar em prática o estudo que for definido, porque sabemos que é uma obra de custo bastante elevado”, afirmou o deputado.

“O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem recursos específicos para obras de prevenção a desastres. E precisamos atuar muito nesse sentido, porque esse volume de chuvas irá se repetir nos próximos dois anos. É evidente que precisamos trabalhar na resposta imediata de auxílio aos afetados pela enchente, mas não podemos deixar de criar políticas públicas conjuntas de prevenção a eventos futuros. E essa união das forças políticas que vimos aqui hoje é fundamental para que isso aconteça”, afirmou o ministro.

Apoio imediato

Desde o início das chuvas, há 26 dias, o Estado já enviou para União da Vitória mais de 2 mil cestas básicas (número solicitado pelo município), mais de 27 toneladas de alimentos doados pela Ceasa Paraná, além de kits dormitório, kits higiene e kits limpeza para serem distribuídos aos moradores. Além disso, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros aumentaram o efetivo na cidade para ajudar no resgate de pessoas e garantir a segurança delas e das residências.

As medidas se somam à liberação de até R$ 30 milhões para reconstrução de estradas rurais, disponibilização de R$ 1,3 milhão para auxílio às famílias afetadas, a oferta de empréstimos com taxa fixa abaixo do mercado e subsidiada pelo Estado, além de carência de até três anos para micro, pequenos e médios empresários prejudicados.

Já a Sanepar confirmou a suspensão do corte de água para residências e comércios afetados pela chuva e que estejam cadastrados pela Defesa Civil; a redução do valor de pagamento da tarifa de água, que terá valor simbólico de R$ 1 nos próximos dois meses para as famílias prejudicadas; fornecimento de água envasada potável para atendimento à população; além do auxílio na limpeza de vias públicas com caminhão hidrojato.