Deputado Luis Corti (PSB) apresenta propõe emendas para implantação de Centro de Hemodiálise em Dois Vizinhos Descentralização do serviço no Sudoeste deve reduzir necessidade de longos deslocamentos e facilitar adesão ao tratamento.

29/11/2023 11h58 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Corti destaca importância da nova unidade para qualidade de vida dos pacientes.

Deputado Corti destaca importância da nova unidade para qualidade de vida dos pacientes.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Corti destaca importância da nova unidade para qualidade de vida dos pacientes.

O deputado estadual Luis Corti (PSB) protocolou emenda de R$ 5 milhões no orçamento do estado para a implantação de um Centro de Hemodiálise em Dois Vizinhos. A proposta de construção de uma nova unidade de atendimento no Sudoeste é tema de duas emendas de autoria do parlamentar: uma à Lei Orçamentária Anual (LOA-2024) e outra ao Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

“A inclusão dessa proposta no planejamento estratégico e no orçamento do estado é o primeiro passo para a garantia dos recursos necessários para viabilizar essa obra. A hemodiálise é um procedimento essencial à vida e a descentralização permite maior facilidade de acesso e comprometimento do paciente com o tratamento”.

A proposta prevê que a nova unidade de hemodiálise faça parte de uma ampliação da estrutura do Hospital Pró-Vida e atenderia a demanda de nove municípios da microrregião: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste, Verê, Quedas do Iguaçu, e Espigão Alto do Iguaçu.

Um estudo técnico sobre a viabilidade do projeto revelou que alguns pacientes gastam quase quatro horas em deslocamentos para fazer o procedimento. A estimativa é de que o tempo gasto com viagens diminua até 51% com a nova unidade de atendimento. “O que nós queremos é dar maior eficiência ao serviço prestado à população e mais qualidade de vida para quem mora nessa região”.

Luta antiga

A luta pela descentralização dos serviços de hemodiálise no Sudoeste é uma bandeira antiga de Corti. Em seu primeiro mandato como vereador em 1989, o parlamentar acompanhou de perto a luta de uma paciente de São Jorge D’Oeste para conseguir fazer o tratamento longe de casa. “Essa história me marcou demais e levo isso como uma das minhas prioridades”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação