Deputado Luis Corti (PSB) homenageia empresários de destaque em São Jorge D’Oeste Menção Honrosa é um reconhecimento pela atuação de destaque, geração de emprego e desenvolvimento da região.

30/08/2023 11h40 | por Assessoria Parlamentar
Empresários são homenageados com diploma de Menção Honrosa.

Empresários são homenageados com diploma de Menção Honrosa.Créditos: André Machado

Empresários são homenageados com diploma de Menção Honrosa.

Os empresários Gilson Tedesco e Gabriel Mileski foram homenageados pelo deputado Luis Corti (PSB) pelo empreendedorismo e atuação de destaque para o desenvolvimento de São Jorge D’Oeste e da região sudoeste. Os diplomas de Menção Honrosa foram entregues durante agenda de visitas técnicas com autoridades sobre a importância dos investimentos no setor agroindustrial para a geração de emprego e renda em municípios de pequeno e médio porte.

“São empresários de sucesso que escolheram São Jorge D’Oeste para construir seus negócios, gerar emprego para população e movimentar a economia do município. Eles têm uma atuação muito forte em nossa comunidade e são peças centrais no desenvolvimento de toda a região. Essa é uma singela homenagem diante de toda a contribuição que dão para a sociedade”, afirma o deputado.

Surpreendido pela homenagem, Tedesco agradeceu pelo reconhecimento. “Eu me sinto muito feliz. A gente não espera e não tem a pretensão de ter um reconhecimento desse pelo trabalho que estamos fazendo. Então, quando esse reconhecimento acontece, ainda mais vindo de uma pessoa que é um amigo pessoal, a gente fica muito surpreso. Eu, toda a minha família, a minha mãe ficamos muito felizes e honrados. Quase não tenho palavras para agradecer”.

Mileski se emocionou ao ser homenageado por um trabalho que começou com seu pai. “É uma grande honra. Eu fico até emocionado. Eu não esperava tanta alegria como estou sentindo hoje. Muito obrigado de coração ao deputado e a todos que vierem aqui hoje”, agradeceu.

O rei da tilápia

Gilson Tedesco é fundador da Alpha Fish, especializada na criação de tilápia em tanques-redes em larga escala. Na primeira fase do projeto já foram investidos R$ 20 milhões para uma produção de 100 toneladas por mês no lago da Usina Hidrelétrica de Salto Osório, em São Jorge D’Oeste.

O projeto total prevê um investimento de R$ 450 milhões e vai gerar até mil empregos diretos para a produção de 2,5 mil toneladas de tilápia por mês. O Paraná é o maior produtor de tilápias do Brasil.

Tedesco também é considerado um dos principais empresários paranaenses no ramo da tecnologia. CEO de uma das maiores empresas de software do Brasil, atende mais de 6 mil clientes no ramo de sistema para gestão de supermercados e outros estabelecimentos do varejo. Com funcionários em todo o país, a empresa já está atuando em outros países, como Chile e México.

Cachaçaria

Gabriel Mileski é herdeiro de uma tradição de produtores de cachaça com mais de 100 anos. A produção começou com o pai dele e fez sucesso com os soldados gaúchos da Revolução de 1930. Atualmente, o alambique está parado, mas o estoque é suficiente para atender a clientela. Mileski também investe agora na produção de vinho, uísque, gin, absinto, vodca, cerveja e conhaque. Instalada às margens do Rio Chopim, a propriedade da Cachaçaria Mileski virou atrativo turístico da região.

Piracanjuba

A visita técnica também passou pelas obras de instalação da maior fábrica de queijo muçarela da América Latina. A Piracanjuba terá capacidade de processamento de 1,3 milhão de litros de leite por dia e vai gerar 250 empregos diretos.

A primeira fase entra em operação em setembro de 2024 com a produção de muçarela e manteiga. A segunda fase está prevista para setembro de 2025 ampliando a produção para soro de leite em pó, concentrados proteicos de soro, leite UHT, leite em pó e composto lácteo.

“O agro é o ganha-pão do Paraná e do Brasil também. Não tem outra atividade capaz de gerar tanta oportunidade, tanto emprego, tanta renda e tanta capacidade competitiva do Brasil no mundo a não ser produzir comida. Então, além de aplaudir devemos dar toda a força possível para que o agro continue muito bem”, reforça o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.