Deputado Luis Corti (PSB) lidera missão em defesa do produtor de leite do Paraná O parlamentar foi recebido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, junto com uma comitiva de lideranças da região Sul e Sudeste. O objetivo foi propor medidas para estancar a crise que afeta o setor leiteiro do Paraná.

11/09/2023 13h14 | por Assessoria Parlamentar
Deputado Corti e outras lideranças reunidos com o vice-presidente Alckmin.

Deputado Corti e outras lideranças reunidos com o vice-presidente Alckmin.Créditos: Gabriel Lemes

Deputado Corti e outras lideranças reunidos com o vice-presidente Alckmin.

Um dos principais defensores da cadeia do leite no Paraná, o deputado estadual Luis Corti (PSB) foi a Brasília na última semana para entregar uma série de reivindicações ao governo federal visando a proteção da pecuária leiteira paranaense. Junto com demais lideranças do setor, Corti foi recebido pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

O parlamentar destacou a importância de ações mais efetivas para combater a concorrência desleal dos produtos lácteos vindos da Argentina e do Uruguai, em detrimento ao leite local. “Trata-se de uma bandeira que faço questão de encampar, pois sabemos da gravidade deste momento. Temos que agir de forma firme, coibindo a clandestinidade e valorizando o que é produzido aqui no nosso país”, afirmou.

Como resultado da reunião, Alckmin assegurou que o governo federal tem se dedicado para encarar este problema de frente. A fiscalização da importação de leite e derivados será reforçada, com a participação da Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal, Ministério da Agricultura e demais órgãos de defesa agropecuária.

Proibida no Brasil, a reidratação do leite para fins comerciais é uma das práticas que tem castigado o produtor brasileiro. “Esse é um dos pontos em que ainda precisamos avançar. Já recebemos relatos de que o leite em pó é importado e tem sido reidratado aqui, gerando um desequilíbrio gigantesco na balança econômica. Com isso, o preço do produto nacional despenca, não cobrindo nem mesmo os custos da produção”, enfatizou o deputado.

O vice-presidente Geraldo Alckmin enalteceu a qualidade do produto nacional e assegurou que o Governo Federal está atuando a favor dos produtores. “O governo está atento à questão da importação de laticínios e já adotou medidas para assegurar o comércio justo no país”.

Entre as ações já implantadas pelo Governo Federal está o aumento das alíquotas de importação para derivados, o fim da isenção de impostos para a importação de derivados de fora do Mercosul e a destinação de R$ 200 milhões para compra pública de leite para regulação do mercado.

“O Governo Federal está sensível aos problemas enfrentados pelos nossos produtores. As medidas adotadas até agora são muito importantes para garantir estabilidade ao mercado interno. Agora é preciso monitorar e avaliar a resposta do mercado a essas ações para definirmos os próximos passos”, pondera Corti, que também solicitará que o governo estadual integre essa força-tarefa de fiscalização.

Também participaram da reunião o líder do Governo na Câmara, deputado federal Zeca Dirceu (PT), o ex-deputado Pedro Ivo Ilkiv representando o Movimento Nacional do Leite, o ex-deputado federal Assis do Couto representando as cooperativas e o médico veterinário Nelcir Basso - representando os produtores paranaenses.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação