Deputado Luis Corti (PSB) participa de simpósio de fomento à nova cultura no Sudoeste Produção de pepino é fonte de renda extra para os produtores, supre demanda da agroindústria e gera emprego e renda para os municípios.

18/08/2023 10h22 | por Assessoria Parlamentar
Durante a solenidade de abertura do simpósio, o empresário Peterson Cantu foi homenageado pelo deputado Luis Corti com a entrega de um diploma de Menção Honrosa.

Durante a solenidade de abertura do simpósio, o empresário Peterson Cantu foi homenageado pelo deputado Luis Corti com a entrega de um diploma de Menção Honrosa.Créditos: André Machado

Durante a solenidade de abertura do simpósio, o empresário Peterson Cantu foi homenageado pelo deputado Luis Corti com a entrega de um diploma de Menção Honrosa.

Mais de 600 técnicos, produtores rurais e autoridades participaram do 3º Simpósio Pepino Cantu e Baldissarelli em São Jorge D’Oeste, no sudoeste do Paraná. O evento teve como objetivo fomentar a diversificação da atividade agrícola com o cultivo do pepino das propriedades da região. A maior indústria de envase de pepino em conserva do Brasil está instalada em São Jorge D’Oeste, mas ainda depende da matéria-prima de outros estados.

“Nós estamos vivendo um momento importante do Paraná, um momento superimportante do sudoeste do Paraná e um momento importante na administração de São Jorge D’Oeste. O nosso município se tornou uma referência e precisamos fomentar isso nos outros municípios também. Esse evento serve para que tecnicamente conheçam a viabilidade desse projeto. Para que estruturalmente, possam criar fomento em seus municípios para essa atividade que gera emprego e renda. Nós precisamos fazer com que o pepino seja produzido aqui no Paraná e uma linha especial de crédito subsidiado para a produção de pepino está no Plano Safra Paraná”, afirma o deputado Luis Corti (PSB).

Atualmente, apenas 30% da matéria-prima utilizada pela indústria é produzida no Paraná. O restante é trazido de outros estados, principalmente, de Minas Gerais. “Lamentavelmente, mandamos muito dinheiro para fora do nosso estado importando legumes, verduras e frutas. E nós temos aqui conhecimento, aptidão, clima, tecnologia e graças ao arrojo de empresários está sendo construída essa grande parceria com muito produtores rurais para a maior indústria embaladora de pepino do Brasil. Vai ser uma cadeia vitoriosa junto de tantas coisas que essa região já produz”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Durante o evento, os participantes conheceram toda a cadeia produtiva do pepino, da produção da muda até a rentabilidade do produto. A indústria oferece suporte técnico para a produção e garantia de compra do produto. “A gente está projetando o crescimento da indústria, algumas oportunidades e alguns produtos novos. Hoje, nesse simpósio estamos atraindo o produtor, porque o grande problema é realmente produzir na região. O pepino é muito sensível e precisamos fazer com que o pessoal produza, porque a gente precisa de matéria-prima ou a gente vai buscar muito longe quando não tem aqui”, explica Peterson Cantu, diretor do Grupo Cantu.

A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSC), destacou que os investimentos no setor agroindustrial alavancaram a geração de empregos no município, que deve ter mais de mil vagas abertas nos próximos anos apenas com os investimentos já anunciados. “Aqui o povo é trabalhador, o povo é valente, povo que não tem preguiça. O dia amanhece e o povo já está na luta, na labuta. Então, São Jorge D’Oeste vive bons momentos. Está sobrando emprego. Já está faltando gente para trabalhar. Nós queremos aumentar nossa cidade, nossa população, que as pessoas tenham condições de viver aqui com dignidade, tendo emprego, saúde, tendo educação, tendo habitação e tudo que o município pode oferecer para sua população”.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, ressaltou que a parceria entre o poder público e o setor produtivo é essencial para o desenvolvimento dos municípios e, consequentemente, do estado. “Nós estamos vivendo um momento maravilhoso no Paraná. A gente está muito feliz com esse cenário, mas a gente quer mais. Nós estamos conseguindo atrair empresas para fazer os investimentos privados como é o caso aqui da região. Isso significa que tem um bom ambiente, um povo trabalhador e matéria-prima abundante. Por outro, lado o estado tem conseguido a manutenção e ampliação de investimentos importantes para a região. Então, acontece o investimento público que melhora a vida da população e o privado trazendo emprego”.

Menção Honrosa

Durante a solenidade de abertura do simpósio, o empresário Peterson Cantu foi homenageado pelo deputado Luis Corti com a entrega de um diploma de Menção Honrosa. Na função de diretor do Grupo Cantu, Peterson comanda hoje as sete empresas do grupo com 19 filiais gerando 700 empregos diretos em seis estados do País.

A Cantu Alimentos começou nos fundos da casa do seu Udir e da dona Iraci, pais de Peterson, há mais de 50 anos. O foco era a distribuição de frutas e verduras fresquinhos e de qualidade na região de Pato Branco. Em pouco tempo seu Udir ficou conhecido como o “Rei da Verdura”.

Além dos produtos nacionais, o grupo atua com frutas importadas, importação de vinhos, industrialização de alimentos, produção de ovos de galinha e de codorna e uma indústria de conservas, cereais e frutas secas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação