Deputado Luis Corti (PSB) solicita implantação de serviço de hemodiálise em Dois Vizinhos Estudo prevê que a unidade pode atender a demanda de nove municípios da região, reduzindo o tempo dos deslocamentos e garantindo maior qualidade de vida aos pacientes.

18/10/2023 10h43 | por Assessoria Parlamentar

Deputado Corti entrega pré-projeto ao diretor-geral da Secretaria de Estado da SaúdeCréditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado estadual Luis Corti (PSB) reforçou nesta terça-feira (17) junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o pedido para instalação de um serviço de hemodiálise em Dois Vizinhos. O pré-projeto, que embasou a solicitação já protocolada na secretaria, foi entregue ao diretor-geral da Sesa, Cesar Augusto Neves Luiz, durante reunião da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná. O assunto será tema de uma audiência pública em novembro, com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças do sudoeste.

“O que nós queremos é dar maior eficiência ao serviço prestado à população e mais qualidade de vida para quem mora nessa região. Temos pacientes que gastam até oito horas do dia quando precisam passar pelo tratamento. Desse total, um terço do tempo é gasto nos deslocamentos entre as cidades”, explica Corti.

A proposta para o novo serviço seria atender a demanda de nove municípios da microrregião de Dois Vizinhos, incluindo também pacientes de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste, Verê, Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. Atualmente, estima-se que 39 pacientes estão em hemodiálise nesses municípios.

A situação mais complicada hoje é dos 14 pacientes de Quedas do Iguaçu. Atendidos em Cascavel, eles levam em média 3h40 para percorrer os 268 quilômetros de ida e volta. Se o serviço fosse disponibilizado em Dois Vizinhos, a distância cairia para 140 quilômetros percorridos em 2h20. O pré-projeto aponta uma redução média de 51% nos deslocamentos.

“Esse estudo nos mostra que tecnicamente nós conseguimos viabilizar. Agora precisamos dessa articulação da Secretaria de Estado da Saúde para que esse projeto saia do papel. É uma questão de gestão administrativa e agora vamos incluir os prefeitos e vereadores nesse debate com uma audiência pública em Dois Vizinhos”, afirma Corti.

As despesas de implantação estão estimadas em R$ 1,6 milhão, com estrutura física e equipamentos. Já o custeio do serviço é estimado em R$ 115 mil por mês, de acordo com a demanda atual dos nove municípios. “É muito importante quando as solicitações vêm acompanhadas de um embasamento técnico como esse. Agora vamos analisar a proposta e avaliar o que é possível ser feito”, afirmou César Neves, diretor-geral da Sesa.

O chefe de gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda, também assegurou que a proposta é de interesse do Governo do Estado. “Essa questão é absolutamente meritória e tem o apoio da Secretaria em relação a possibilidade implantação do serviço [em Dois Vizinhos]. O que a gente precisa é, neste contexto, encontrar uma solução que viabilize o serviço no âmbito do custeio”, explicou.

Luta antiga

A descentralização dos serviços de hemodiálise é uma luta antiga do deputado Corti. “Em 1989, quando eu era vereador de São Jorge D’Oeste, conheci a Dona Cirina Paixão. Ela precisava de apoio para conseguir fazer a hemodiálise três vezes por semana e, muitas vezes, eu dei esse suporte a ela. Infelizmente, ela não resistiu. Eu nunca esqueci essa história. É uma coisa que eu levo com muita emoção e é uma das minhas prioridades”, relembra o deputado.