Deputado Luis Corti (PSB) solicita inclusão do Sudoeste em pesquisa sobre inflação dos alimentos Estudo feito pelo Ipardes avalia a variação de preços de 35 alimentos e bebidas em seis regiões do estado.

01/08/2023 16h19 | por Assessoria Parlamentar
Corti e Callado em reunião realizada nesta terça-feira (1º).

Corti e Callado em reunião realizada nesta terça-feira (1º).Créditos: Divulgação

Corti e Callado em reunião realizada nesta terça-feira (1º).

Em requerimento protocolado na sessão plenária desta terça-feira (1º), o deputado Luis Corti (PSB) solicitou ao presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) a inclusão do Sudoeste na pesquisa que mede a inflação de alimentos e bebidas no estado, o Índice de Preços Regional do Paraná (IPR). O assunto foi tema de reunião entre o parlamentar e o presidente do instituto Jorge Callado.

“O Sudoeste não pode ficar de fora. Esse tipo de pesquisa é muito importante para que a gente possa acompanhar como está a economia da região e também é um excelente indicador para ajudar a população na hora de fazer suas compras, pois vai ficar mais fácil saber o que ficou mais caro e o que está mais barato”, afirma Corti.

O Índice de Preços Regional do Paraná tem como objetivo capturar a variação de preços em áreas relevantes do estado. Com base nos registros fiscais eletrônicos do comércio paranaense e coleta amostral em estabelecimentos, os técnicos mensuram a variação de preços de 35 grupos de alimentos e bebidas em seis municípios: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.

“Fico muito feliz em receber essa contribuição do deputado e vamos trabalhar para incluir a região sudoeste no nosso levantamento. O conhecimento e a informação são fundamentais e nossa missão é fazer com que os dados das nossas pesquisas e estudos cheguem traduzidos para a população. Queremos que todos compreendam como essas informações impactam a vida dos paranaenses”, explica Jorge Callado, presidente do Ipardes.

A sugestão é pela realização do levantamento em Pato Branco. “É um município polo, uma referência regional. Então, nada mais justo que sirva de base para a pesquisa que vai refletir a realidade econômica de toda a região”, destaca Corti.

O instituto

O Ipardes é uma instituição científica, tecnológica e de inovação vinculada a Secretaria de Estado do Planejamento. Com um sistema de informações estatísticas com mais de 10 milhões de dados classificados por grandes temas e assuntos, fornece subsídio técnico para as secretarias de Estado na elaboração de políticas públicas.

Também é responsável pelo PIB trimestral do Paraná, PIB dos municípios, cadernos municipais com informações socioeconômicas sobre os 399 municípios, Índice Ipardes de Desempenho Municipal, projeção da população dos municípios do Paraná e pelo IPR.