
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra (União) participou nesta terça-feira (7) do evento de encerramento do segundo ciclo dos Fóruns Regionais da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Realizado no Campus da Indústria, na capital do estado, o encontro reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo para debater os rumos do desenvolvimento industrial no Estado.
Durante o evento, que marca a conclusão de uma série de encontros regionais organizados pela FIEP, Guerra reforçou seu compromisso com o fortalecimento da indústria paranaense e apresentou uma visão estratégica para o futuro do setor. Em sua fala, destacou que o Paraná tem se consolidado como um estado de produção e inovação, mesmo sem fazer alarde.
“Costumo dizer que o Paraná é um Estado que não faz barulho, mas faz história. Enquanto outros vivem de propaganda, nós vivemos de produção, inovação e trabalho sério”, afirmou o deputado.
Guerra é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Renda da Assembleia Legislativa do Paraná e afirmou que a indústria foi e continua sendo o motor que impulsiona o crescimento do Paraná. Ele ressaltou que, para que o Estado avance ainda mais, é preciso adotar a mentalidade de desenvolvimento, baseada em planejamento estratégico e ação coordenada entre governo, setor produtivo e sociedade.
Guerra defendeu a três pilares fundamentais: infraestrutura que entrega, ambiente leve para empreender (sem burocratização) e gente qualificada.
Além desses pontos, o deputado enfatizou a importância de ter visão de futuro, citando o potencial do Paraná em áreas como tecnologia limpa, indústria verde e produção de alta qualidade. Ele também lembrou das ações do seu mandato em defesa do setor, como a proposta de um plano estadual de desburocratização, a construção de agendas regionais e a interlocução constante com sindicatos e empresários.
“Vamos pensar grande. Vamos transformar o Paraná na melhor região para se empreender no Brasil. Vamos parar de copiar modelos de fora e começar a exportar os nossos. Porque quando a indústria avança, o Paraná avança junto”, finalizou.
Reforçando o papel ativo do Legislativo paranaense na construção de um ambiente mais moderno, competitivo e favorável ao desenvolvimento industrial do Estado, Guerra agradeceu a oportunidade das discussões durante os Fóruns para que todos possam crescem e se desenvolver.