Deputado Ney Leprevost (União) adere à campanha de multivacinação da secretaria estadual de Saúde do Paraná

29/08/2023 17h40 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Ney Leprevost (União) ao lado do secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O deputado Ney Leprevost (União) ao lado do secretário estadual da Saúde, Beto Preto.Créditos: Divulgação

O deputado Ney Leprevost (União) ao lado do secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O deputado Ney Leprevost, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, reuniu- se nesta terça feira (29) com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e aderiu à campanha de Multivacinação que acontecerá em todo o Paraná.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunização (PNI), tem como objetivo contribuir para a erradicação e controle de diversas doenças transmissíveis e trabalha com metas importantes, como a de vacinar 90/95% da população.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) destaca que o engajamento da população é fundamental para o país se manter livre de diversas doenças que podem levar à morte ou deixar sequelas. Em 2020, com a pandemia de covid-19 ocorreu uma queda na cobertura de diversas vacinas que não atingiram o índice mínimo de pessoas vacinadas.

Desta maneira, doenças antes controladas, voltam a ocorrer na população, inclusive com riscos de epidemia, tendo-se como exemplo o caso recente de epidemias por sarampo em cidades da região Norte do Brasil.

No Paraná, por exemplo, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 669 mil doses da vacina contra a Influenza, estão disponíveis nos municípios para a população em geral. A vacinação sensibiliza o sistema imunológico do organismo, fazendo com que ele crie defesas, anticorpos especiais contra uma série de doenças.

Preocupado em aumentar os números da vacinação no Paraná, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, formalizou o Dia D de Multivacinação para toda a população paranaense. A data estipulada é 21 de outubro. A campanha tem início em 14 de outubro, se estendendo até o dia 28 do mesmo mês.

Em apoio ao Dia D de Multivacinação, o deputado está reforçando o alerta lançado pela Secretaria de Saúde para que a população abrace o Dia D. “Nosso objetivo é aumentar a cobertura vacinal no Paraná. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de diversas doenças”, afirmou Leprevost. E concluiu: “Vacinas salvam vidas”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza em seu calendário 19 tipos de vacina, que atendem a crianças, adolescentes, gestantes, trabalhadores, pessoas com mais de 60 anos, população indígena etc. Vacinar no SUS é um direito de todos e um dever do Estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação