O deputado estadual Péricles de Mello (PT) defende aprovação de Projeto de Lei em trâmite na Assembleia Legislativa que concede a isenção total do pagamento de taxas dos eixos suspensos de caminhões, cobradas pelas praças de pedágio no Paraná. Péricles é parceiro na autoria do projeto de iniciativa do deputado Marcelo Rangel, com apoio do deputado Douglas Fabrício, ambos do PPS.Em uma reunião da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia, da qual Rangel é presidente, realizada nesta terça-feira, dia 7, os deputados proponentes do projeto abordaram a questão com diretor regional da Associação Brasileira de Concessionárias Rodoviárias (ABCR), João Chiminazzo Neto. O objetivo da proposta é atender as reivindicações das empresas transportadoras e caminhoneiros autônomos paranaenses, que ficarão isentos da tarifa do pedágio pelos eixos que estiverem levantados. As concessionárias alegam que a cobrança por eixo se deve pelo fato de quanto maior o número de eixos rodando, maior é o desgaste da superfície. Péricles, assim como Rangel e Fabrício, entende que não se justifica, dessa forma, a cobrança de taxas dos eixos quando estão levantados, já que nesta posição os caminhões danificam menos as estradas.Há uma resistência das concessionárias ao projeto. Chiminazzo apontou que não tem como avaliar se o caminhão com eixo levantado está carregado ou vazio. Em busca de uma solução técnica, Péricles vai pedir à direção do Sindiponta (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Ponta Grossa) uma consulta junto às empresas fabricantes de caminhões desse porte, se é possível trafegar com eixos levantados quando o veículo está carregado. Péricles defende a aprovação da proposta em benefício dos caminhoneiros e empresas de transportes que ficam obrigados a pagar o pedágio mais caro. A categoria é representada pelo Sindiponta e pela Cooperativa de Transportes Rodoviários de Bens Nacionais e Internacionais dos Campos Gerais (Cotranspon).Pedágio onlineNa reunião, o deputado Péricles também apresentou dados de outro projeto de lei em trâmite na Assembleia e prevê novos critérios de fiscalização para o pedágio. A proposta de Péricles obriga as concessionárias a instalarem sensores eletrônicos para a contagem diária do tráfego em cada rodovia pedagiada, conectados online ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Estado. O deputado mostrou ao diretor da ABCR indicadores que revelam um incremento no número de veículos no Paraná entre 1999 e 2005. No acumulado de todas as praças, o tráfego realizado nesse período teve um aumento de 4,54%, índice bem abaixo do previsto, que era de 28,46%. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na mesma época houve um aumento de 57% no parque circulante de veículos emplacados no Paraná.De acordo com o deputado, se for aprovado, o projeto dará mais transparência para o consumidor e uma fiscalização mais apurada pelo poder público do fluxo de veículos que cruzam as rodovias estaduais. “Como os investimentos na manutenção das estradas são de responsabilidade das empresas, a população poderá mensurar o montante arrecadado e o quanto está se investindo em obras nas rodovias”, reforça.Péricles sinalizou ainda que um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), no início do ano passado, indicou que o controle do tráfego de carros nas praças pode colaborar para uma baixa nas tarifas.