Deputado Professor Lemos (PT) pede que TECPUC reveja decisão sobre encerramento das atividades Declaração foi feita em discurso na sessão plenária desta segunda-feira (25).

25/09/2023 17h34 | por Assessoria Parlamentar

. O parlamentar solicitou apoio de todos os parlamentares e do presidente da Comissão de Educação na Casa para que esses alunos não sejam prejudicados e para que a decisão seja revista.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“É preciso rever essa decisão. Esses estudantes não podem ficar desamparados. Nem todos estão no último ano, tem alunos no primeiro ano, no segundo ano e eles tem o direito de concluir os cursos que escolheram”. A declaração é do líder do Bloco PT-PDT na Assembleia Legislativa, deputado Professor Lemos (PT) na sessão plenária desta segunda-feira (25), sobre o comunicado do TECPUC que anunciou o encerramento das atividades em Curitiba na semana passada. Lemos disse que a decisão gerou revolta entre os familiares e alunos da instituição. O parlamentar solicitou apoio de todos os parlamentares e do presidente da Comissão de Educação na Casa para que esses alunos não sejam prejudicados e para que a decisão seja revista.

“O TECPUC é muito importante, assim como a PUC é muito importante, assim como os Colégios Maristas são muito importantes. Ocorre que 370 estudantes e seus familiares foram surpreendidos com um comunicado de que os cursos do TECPUC seriam cessados no final deste ano. A surpresa e a insatisfação desta comunidade escolar são tremendas porque querem cessar os cursos de forma abrupta e dificilmente serão concluídos em outra instituição porque não tem compatibilidade da matriz curricular”, alertou

Lemos disse que a decisão precisa ser revista para que os estudantes possam terminar os cursos que começaram. “Esses estudantes não podem ficar desamparados, procurando outra instituição de ensino para terminar os cursos já iniciados. Essa decisão precisa ser revista. Os estudantes precisam terminar os cursos que começaram. É muito importante que a gente contribua para que os pais e estudantes fiquem tranquilos e possam concluir os cursos que escolheram nessa instituição de ensino”, disse o parlamentar.

No comunicado à imprensa, o TECPUC afirmou que decidiu encerrar as atividades “após extenso estudo”, embora a nota não tenha elencado os motivos considerados na decisão.

De acordo com a instituição, desde janeiro de 2022, a gestão do TECPUC está sendo compartilhada entre o Marista Brasil, responsável pelo Ensino Médio Integrado, e a PUC-PR, responsável pelo processo de descontinuidade e encerramento dos cursos profissionalizantes, técnicos subsequentes, extensão e cursos in company.