Deputado Soldado Adriano José (PP) propõe projeto de lei para permitir o uso de medicamentos à base de Cannabis na medicina veterinária

27/11/2023 15h14 | por Assessoria Parlamentar
O deputado Soldado Adriano José (PP) é o autor do projeto de lei 972/2023.

O deputado Soldado Adriano José (PP) é o autor do projeto de lei 972/2023.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado Soldado Adriano José (PP) é o autor do projeto de lei 972/2023.

O deputado Soldado Adriano José (PP) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná uma proposta que visa assegurar o acesso e prescrição de medicamentos e produtos que contenham princípios ativos derivados vegetais ou fitofármacos da Cannabis à medicina veterinária.

O projeto de lei 972/2023 autoriza a prescrição, manipulação de produtos industrializados e/ou manipulados destinados à medicina veterinária que contenham princípios ativos, derivados vegetais ou fitofármacos da Cannabis, e que possuem predominantemente fitocanabinoides de efeito não psicoativo.

 A Cannabis possui propriedades medicinais que podem ser benéficas para o tratamento de diversas doenças e condições em animais, como a osteoartrose, convulsões, epilepsia, problemas comportamentais, dermatológicos, entre outros.

A regulamentação do uso de produtos da Cannabis na medicina veterinária é considerada importante para resguardar legalmente os profissionais veterinários, tutores e comerciantes, além de garantir o acompanhamento adequado no uso desses medicamentos, que deve ser feito por profissionais habilitados.

Importante lembrar que existem projetos de lei em tramitação no âmbito federal que tratam do uso de produtos da Cannabis na medicina veterinária. Além disso, temos uma lei aqui no Paraná que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças e transtornos de saúde das pessoas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação