Deputado Tercilio Turini homenageia médico Armando Martins pelos 50 anos de profissão

09/05/2022 12h14 | por Assessoria parlamentar

Deputado Tercilio Turini, o médico Armando Martins e o filho dele Rodrigo Martins.Créditos: César Ota

"O médico Armando Jairo da Silva Martins, o Dr. Martins, é daquelas pessoas que sai às ruas e logo se depara com alguém que vem ao seu encontro para agradecer, trocar uma ideia, pedir uma orientação, relembrar uma passagem familiar ou tirar uma foto. Um cidadão admirado e muito bem quisto em Cambé", relata o deputado estadual Tercilio Turini (PSD) na proposição de Votos de Congratulações aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem com diploma de Menção Honrosa foi entregue nesta sexta-feira (06) em frente à entrada do ambulatório da Santa Casa, considerada a segunda casa do respeitado médico.

Dr. Martins está completando 50 anos de profissão agora em 2022. Veio de Itapetininga (SP) em 1967 para fazer faculdade e formou-se na primeira turma de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Enfrentou os desafios da turma pioneira e, depois de graduar-se, iniciou a carreira de médico em Cambé. "A dedicação à saúde, o incansável trabalho para salvar vidas, a alegria de fazer os partos e acompanhar o nascimento de milhares de pessoas são reconhecidos em todos os cantos de Cambé. Clínico geral e obstetra, sempre acolheu e atendeu os pacientes com toda atenção e carinho, colocando em primeiro lugar a vida das pessoas", argumenta o deputado.

Nas cinco décadas de exercício da Medicina, Dr. Martins se destacou nos plantões de pronto-socorro atendendo urgências e emergências na Santa Casa de Cambé. "É uma tarefa que exige muito do médico, pois recebe constantemente pacientes em risco de morte. Mas o Dr. Martins exerceu sua missão de salvar vidas com todo seu conhecimento, agilidade de decisão, sensibilidade e humanismo", acrescenta o deputado, que também é médico formado na UEL, depois foi professor de Medicina e atuou por décadas no pronto-socorro do Hospital Universitário de Londrina.

Dr. Martins passou grande parte de sua vida na Santa Casa de Cambé, assumindo por um período a direção clínica. Sempre defendeu o hospital com todo empenho, pensando prioritariamente em garantir à comunidade o acesso à saúde. Adotou o Norte do Paraná como sua terra, tornou-se um Pé Vermelho de coração e construiu sua família em Cambé. Participou de inúmeras ações comunitárias, integrou o Lions Club e outras associações. Como vereador em dois mandatos, levou para a Câmara Municipal sua capacidade e sua força de trabalho, afirmando-se ainda mais como defensor da saúde e outras áreas sociais. Foi candidato a prefeito e por poucos votos não ganhou a eleição.

"A história pessoal, profissional e comunitária do amigo Dr. Martins merece todo reconhecimento. A homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná é um ato de gratidão por tudo que ele fez pela saúde da população", ressaltou o deputado estadual Tercilio Turini.