Deputado Tercilio Turini (PSD) lamenta morte de Dom Geraldo e relembra trabalho conjunto na Pastoral da Criança

28/08/2023 18h19 | por Assessoria Parlamentar
Deputado estadual Tercilio Turini em conversa com Dom Geraldo Majella Agnelo em Londrina: "É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição".

Deputado estadual Tercilio Turini em conversa com Dom Geraldo Majella Agnelo em Londrina: "É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição".Créditos: Divulgação

Deputado estadual Tercilio Turini em conversa com Dom Geraldo Majella Agnelo em Londrina: "É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição".

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) relembrou nesta segunda-feira (28), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Paraná, a sua convivência com o saudoso cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, uma das principais lideranças da Igreja Católica que faleceu sábado e foi sepultado em Londrina no início da tarde desta segunda-feira. "Dom Geraldo era arcebispo de Londrina quando foi criada a Pastoral da Criança, que começou em Florestópolis, no Norte do Paraná, um trabalho vitorioso de redução da mortalidade infantil. Eu atuava como diretor clínico do Hospital Universitário. Ele me chamou para uma reunião com a também saudosa médica Zilda Arns e pediu apoio do HU ao programa que se tornou referência em todo o Brasil e no mundo. Visitei Florestópolis e vi a triste realidade, que felizmente foi transformada com a ação da Pastoral da Criança", comentou o médico Tercilio Turini.

Ele destacou como dom Geraldo era respeitado, benquisto e o quanto gostava de Londrina, onde decidiu voltar para morar depois de aposentar-se como Cardeal Primaz do Brasil, na Arquidiocese de Salvador (BA). "Um dos grandes expoentes da comunidade católica, participou da escolha de dois papas e deixou um grande legado com a Pastoral da Criança, que foi levada para milhares de municípios no Brasil e em toda América, África e outros continentes. É incalculável a quantidade de crianças salvas com o trabalho de combate à desnutrição. A morte de Dom Geraldo representa uma perda irreparável. Que Deus conforte a família, amigos e todos que desfrutaram dos ensinamentos e orientações do cardeal", afirmou.

Dom Geraldo Majella Agnelo faleceu aos 89 anos após permanecer por um tempo em internamento domiciliar, em decorrência de complicações de um AVC. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocupou cargo de destaque no Vaticano. Diversos arcebispos e dirigentes de instituições católicas acompanharam o sepultamento em Londrina.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação