Deputado Tercilio Turini (PSD) ressalta importância da Assembleia na conquista do Contorno Leste de Londrina

23/08/2023 13h33 | por Assessoria Parlamentar

Ele comentou que a conquista de Londrina confirma a relevância do programa Assembleia Itinerante, que leva o Poder Legislativo estadual aos municípios paranaenses para ouvir a comunidade e receber as reivindicações.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O deputado estadual Tercilio Turini (PSD) destacou nesta quarta-feira (23) em plenário a atuação fundamental da Assembleia Legislativa do Paraná na inclusão do Contorno Leste de Londrina no edital de licitação do Lote 3 de concessão de rodovias. "É um empreendimento estratégico para o desenvolvimento do Norte, Norte Pioneiro e outras regiões do estado. A articulação, a mobilização da sociedade organizada e o envolvimento das lideranças foram determinantes para convencer o Ministério da Infraestrutura sobre a obra. Quero agradecer pelo apoio dos colegas deputados, das lideranças do PSD, do governo e da oposição e, principalmente, da mesa diretiva da Assembleia que deu todo suporte no movimento pelo Contorno Leste", ressaltou Turini.

Ele comentou que a conquista de Londrina confirma a relevância do programa Assembleia Itinerante, que leva o Poder Legislativo estadual aos municípios paranaenses para ouvir a comunidade e receber as reivindicações. "A primeira interiorização foi em abril na Exposição de Londrina e lá tivemos a oportunidade de entregar ao presidente Ademar Traiano e demais dirigentes um documento solicitando apoio para o Contorno Leste. Hoje comemoramos que a obra será incluída no edital como obrigação da futura concessionária porque a Assembleia também encampou a luta", afirmou o parlamentar londrinense.

O Contorno Leste é um ramal rodoviário de 23 quilômetros que vai ligar a PR 445 até a BR 369, em Ibiporã, para melhorar a logística de transporte regional, retirar o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano de Londrina, reduzir acidentes, preservar vidas, abrir área de expansão para atração de investimentos com geração de empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico. O eixo cria novo caminho do Norte Pioneiro e interior de São Paulo em direção à região sul de Londrina, Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí, facilitando ainda o acesso à BR 376 em direção a Ponta Grossa, Curitiba, Porto de Paranaguá e litoral.

O deputado estadual Tercilio Turini agradeceu ao presidente Ademar Traiano, ao primeiro secretário Alexandre Curi, ao líder do PSD Luiz Cláudio Romanelli, ao líder do governo Hussein Bakri, ao representante da oposição Arilson Chiorato e também aos deputados Evandro Araújo, Cobra Repórter, Cloara Pinheiro e Tiago Amaral, que tiveram atuação direta na conquista do Contorno Leste. Citou ainda a articulação da deputada federal Gleisi Hoffmann e a participação dos parlamentares de Londrina no Congresso Nacional: Diego Garcia, Luiz Carlos Hauly, Luísa Canziani e Marco Brasil.

"É uma grande vitória para Londrina, o Norte, o Norte Pioneiro e todo o Paraná. Uma demonstração que a união e a ação política trazem resultados quando se define uma prioridade e a comunidade trabalha por um objetivo comum. É importante lembrar ainda do envolvimento de prefeitos, como Marcelo Belinati de Londrina e José Maria Ferreira de Ibiporã, de vereadores, dirigentes das entidades regionais e dos cidadãos que acreditaram na viabilidade do Contorno Leste. Fico muito feliz em compartilhar com todo esse momento histórico", declarou o deputado estadual Tercilio Turini.