Deputado Teruo Kato (pmdb) - Artigo

26/05/2008 17h23 | por Gabinete Deputado Teruo Kato (PMDB) / 41 3350-4098 - 4289
Teruo KatoA Educação hoje está na pauta dos governos.Todo dia assistimos novas iniciativas que demonstram que o país vem tomando consciência de que as transformações que desejamos passam necessariamente pela educação. O principal programa do governo federal para melhorar a qualidade de ensino no país, o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), foi implantado há um ano e neste período mostrou-se eficiente na mobilização de prefeitos para assumirem compromissos com a melhoria dos indicadores da educação básica em seus municípios.Desde que foi lançado em abril do ano passado, mais de 5,5 mil municípios - 98% do total - aderiram ao programa e assinaram carta compromisso junto ao MEC.O maior desafio agora é fazer com que os compromissos assumidos sejam cumpridos para que o Ideb (Índice de Desempenho de Educação Básica) - atualmente na casa dos 3.8 - seja melhorado. Todos nós temos consciência de que o poder público, individualmente, jamais dará conta de atender a todas as demandas para reverter esta situação.Uma das alternativas mais viáveis são as parcerias. O próprio governo federal, através do Programa Educação para Todos, sugere parcerias externas á comunidade escolar, visando melhoria da infra-estrutura, promoção de projetos sócio-culturais, ações educativas, etc. Em fevereiro deste ano foi realizada em Porto Alegre a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento das Cidades. Através desta conferência, surgiu o Movimento das Cidades pela Educação Básica, que tem como um dos objetivos a formação de uma grande rede de voluntários em defesa da educação básica.As federações patronais e de trabalhadores do Estado do Paraná, numa iniciativa inédita, resolveram abraçar esta causa. Devido à importância e representatividade destas entidades, essa ação, com certeza, fará com que se transforme num dos maiores movimentos voluntários já realizados em benefício da educação básica em nosso estado. Portanto, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, Undime, APP-Sindicato, AMP, Assembléia Legislativa e o Conselho Estadual de Educação, o Grupo G8 composto pela Fiep, Faciap, Faep, Ocepar, ACP, Fetranspar, Fecomercio e Fetaep, lançará ainda este mês em Apucarana o “Movimento da Cidades pela Educação Básica”.Este movimento se estenderá à todo Estado através de encontros regionais que serão realizados com os seguintes objetivos:1. Estipular uma data para universalização da pré - escola com crianças a partir de quatro anos em seu município.2. Estabelecer uma data para que toda criança esteja plenamente alfabetizada até os oito anos de idade em seu município.3. Definir qual deve ser o percentual de aumento anual do Ideb em seu município.Este movimento é suprapartidário, não tem cor, nem bandeira, com apenas um único objetivo de união de toda sociedade civil organizada ou não e possibilitando a participação de qualquer cidadão.Por coincidência, ou não, este movimento inicia-se em Apucarana, Cidade Educação, onde o prefeito Valter Pegorer, implantou escolas em tempo integral e vem sendo referência ao estado e ao país pelas experiências inovadoras e resultados já alcançados.Estamos às vésperas de novas eleições municipais e é importante que a população escolha os candidatos que tenham compromisso com a Educação. Aliás, o quarto objetivo do Movimento das Cidades pela Educação Básica é exatamente que os candidatos assumam este compromisso. Assim, é importante que você participe deste movimento, escolhendo os candidatos que priorizam a Educação.Teruo Kato, deputado estadual pelo PMDB e vice-presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Paraná.