Deputados aprovam ampliação do programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual Proposta do Executivo prevê, entre outros pontos, que estudantes beneficiários do Bolsa Família terão vagas garantidas no Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo.

19/05/2021 13h00 | por Eduardo Santana
Sessão Plenária 19/05/2021

Sessão Plenária 19/05/2021Créditos: Luciomar Castilho

Sessão Plenária 19/05/2021

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão plenária desta quarta-feira (19) a proposta que amplia o alcance do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo. O projeto de lei 209/2021, assinado pelo Poder Executivo, alterando a Lei Estadual n° 20.009, de 13 de novembro de 2019, que instituiu o programa em todo o estado, passou em primeiro turno de votação após receber 49 votos favoráveis. 

Segundo o Executivo, dentre as alterações propostas no projeto está o oferecimento de vagas em cursos de imersão de línguas, além dos cursos profissionalizantes no país destino. O texto também prevê a garantia de vagas para estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, ou equivalente, bem como a possibilidade de pais ou responsáveis, tendo as devidas condições, de assumir total ou parcialmente as despesas do intercambista.  

O Governo do Estado ainda ressalta na matéria que os custos para ampliação do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo estão previstos nas Leis Orçamentárias. 

O programa - Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o programa Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria da Educação para dar oportunidade a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ter formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras. Os estudantes vão poder ampliar o repertório cultural e acadêmico, ter vivência em contextos diferentes dos que vivem no Brasil, desenvolver autonomia e aperfeiçoar o estudo da Língua Inglesa. 

Os nomes dos 100 estudantes da rede estadual de ensino classificados para participar do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo foram divulgados no último mês de fevereiro. Ao total, a Secretaria de Estado da Educação recebeu um total de seis mil inscrições de 389 cidades - quase 98% dos municípios paranaenses estão representados. 

Neste primeiro semestre, os estudantes classificados realizaram aulas de inglês via aplicativo e ofertadas em parceria com as universidades estaduais, vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Devido ao atual cenário da pandemia e às restrições de viagens para a Nova Zelândia, o cronograma da viagem dos estudantes foi alterado. A viagem está programada para fevereiro de 2022. 

Doação – Os deputados aprovaram em segundo turno de votação projeto de lei 897/2019, do deputado Emerson Bacil (PSL), que institui a Semana Estadual da Conscientização e Incentivo à Doação de Sangue por parte dos servidores públicos do Estado do Paraná, a ser realizada anualmente na terceira semana de dezembro. Com a dispensa de votação da redação final aprovado, o texto segue agora para sanção, ou veto, do Governo do Estado. 

De acordo com o texto, a ação irá promover atividades sobre a importância da doação de sangue como audiências públicas, palestras seminários, além da distribuição de materiais informativos sobre o tema, com a fixação de cartazes nas repartições públicas estaduais. O projeto também prevê que o Executivo poderá indicar os aspectos necessários à aplicação da campanha por meio de programas de incentivos.  “O objetivo do projeto é garantir incentivos aos servidores públicos estaduais de forma direcionada, para que eles se sintam tocados a doar sangue, praticando este nobre ato de amor ao próximo”, destaca Bacil, na justificativa da proposta. 

 TJ-PR – Assinado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), o projeto de lei complementar 1/2021, que trata da contratação, por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse do órgão, foi aprovado em segunda discussão após receber 38 votos a favor e oito contrários. Os deputados de Oposição apresentaram três emendas de plenário, mas todas elas foram rejeitadas com 34 votos contrários e 10 a favor.

As contratações, segundo a matéria, serão feitas por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) e terão prazos máximo de seis meses, um ano ou dois anos, com a possibilidade de serem prorrogadas por até mais dois anos.  De acordo com o TJ-PR, a proposta tem como objetivo a contingência excepcional e urgente decorrente de carência de efetivo, atrelada à necessidade de ampliação da força de trabalho do Tribunal, com vistas a assegurar a continuidade e o regular funcionamento dos serviços essenciais à prestação jurisdicional. 

O texto diz ainda que a contratação temporária vai atender demandas de obras e serviços de engenharia, destinados à construção, à reforma, à ampliação e ao aprimoramento dos edifícios do Poder Judiciário, de tecnologia da informação, de comunicação e de revisão de processos de trabalho. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, a matéria segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo. 

 Homenagem e calendário – Os parlamentares aprovaram em primeira votação o projeto de lei 620/2020, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que denomina de Sebastião Vitral dos Santos Furtado o trecho da rodovia PR-439 entre o município de Ribeirão do Pinhal e do Distrito de Platina. Já o projeto de lei 780/2019, do deputado Goura (PDT), que insere no Calendário Oficial do Estado do Paraná a Semana da Alimentação Consciente, recebeu emenda de plenário e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).    

 Utilidade Pública – Foram aprovados em segundo turno os projetos de lei que concedem o título de Utilidade Pública à Associação de Amparo aos Animais Abandonados de Carambeí (PL 30/2021) e à Associação de Kung Fu Long Chuan, de Maringá (PL 67/2021). Os textos são assinados pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e pela deputada licenciada Maria Victoria (PP), respectivamente.  Com as dispensas de votação das redações finais, ambas as matérias seguem para sanção, ou veto, do Executivo. 

Já o projeto de lei 38/2021, do deputado Rodrigo Estacho (PV), que concede o título de Utilidade Pública à Associação Cultural dos Peões e Prendas de Três Barras, foi aprovado em primeira votação. 

 3º turno – Por fim, passaram em terceira votação os projetos de lei 462/2020, do deputado Michele Caputo (PSDB), que institui o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Down, a ser realizado anualmente no dia 21 de março, e a Semana de Ações no Campo da Síndrome de Down; e 148/2021, do Poder Executivo, que autoriza o Governo do Estado a praticar todos os atos necessários para extinguir a Companhia Paranaense de Securitização (PRSEC).

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação