Deputados aprovam projeto que estimula tecnologias e ações para o uso racional de água potável

14/12/2020 16h50 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputados Goura (PDT) e Evandro Araújo (PSC), autores do projeto que visa promover ações e tecnologias que estimulem o uso racional de água potável no estado.

Deputados Goura (PDT) e Evandro Araújo (PSC), autores do projeto que visa promover ações e tecnologias que estimulem o uso racional de água potável no estado.Créditos: Oruê Brasileiro

Deputados Goura (PDT) e Evandro Araújo (PSC), autores do projeto que visa promover ações e tecnologias que estimulem o uso racional de água potável no estado.

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, nesta segunda-feira (14), em segunda votação, o projeto de lei com o objetivo de promover ações e tecnologias que estimulem o uso racional de água potável no Paraná, de autoria dos deputados Evandro Araújo (PSC) e Goura (PDT). O projeto apresenta diretrizes para coibir o desperdício de água e práticas que levam ao aumento da eficiência do uso e reuso. Com a dispensa de redação final aprovada, a proposta seguirá para a sanção ou veto do Poder Executivo.

Entre as principais medidas para o uso responsável da água, previstas no projeto, estão o reuso de água gerada por aparelhos de ar condicionados; a captação e reaproveitamento de água da chuva; o aumento de áreas verdes e permeáveis em obras públicas que favorecem a infiltração da água no solo e a recarga dos lençóis freáticos; além do uso de tecnologias ou equipamentos hidráulicos econômicos em novos projetos de edificações públicas e privadas.

"A aprovação do projeto, por unanimidade, mostra a importância do tema neste período de forte estiagem e rodízios de água que vivemos. Estamos apresentando ao Poder Público, iniciativa privada e sociedade em geral, práticas e tecnologias que precisam ser priorizadas para o melhor aproveitamento da água potável. Como sempre digo, precisamos adotar novos comportamentos para garantir água para hoje e não mais só para as futuras gerações, como falávamos décadas atrás", explicou Araújo.

Já Goura destacou a construção coletiva do projeto, no âmbito da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, da qual é presidente e Araújo vice. "Realizamos audiências públicas, debates e ouvimos especialistas. O projeto aprovado é fruto dessa construção e esperamos que seja sancionado, pois é uma resposta à gravíssima crise hídrica", disse.

O projeto aprovado também prevê ações de educação ambiental como forma de promover o uso responsável da água, incluindo o tema em campanhas e abordagens pedagógicas em todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, de escolas públicas e privadas no Paraná. Um dos itens da proposta destaca o fomento a projetos de extensão universitária da rede estadual de ensino superior que abordem o tema.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação