Deputados aprovam projeto que tem o objetivo de estimular a agroecologia A proposição, que segue para sanção do Poder Executivo, prevê a realização de campanhas de conscientização sobre a biodiversidade e a conservação da terra.

12/03/2019 18h00 | por Trajano Budola
Debates e votações marcaram a sessão ordinária desta terça-feira (12).

Debates e votações marcaram a sessão ordinária desta terça-feira (12).Créditos: Dálie Felberg/Alep.

Debates e votações marcaram a sessão ordinária desta terça-feira (12).

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em redação final, o projeto de lei nº 433/2018, do deputado Professor Lemos (PT), que cria a Semana Estadual da Agroecologia. A data, a ser comemorada anualmente na semana do dia 3 de outubro, Dia Nacional da Agroecologia, promoverá campanhas de conscientização pelo respeito à biodiversidade na produção orgânica, biodinâmica, uso, manejo e conservação da terra.

“A criação da semana estimulará a produção de alimentos saudáveis, diversificação da agricultura e distribuição de renda no campo, visando a permanecia da população em suas terras”, cita a justificativa do projeto. A iniciativa segue agora para a sanção, ou veto, do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Turismo – Foram aprovados em redação final também os projetos nº 10/2018, do deputado Anibelli Neto (MDB), que insere no calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná a Festa da Melancia, no município de Paula de Freitas; o que institui a Rota do Mel da região turística de Arapoti (PL nº 286/2018), de autoria do deputado licenciado Guto Silva (PSD); e o de nº 295/2018, que insere no Calendário Oficial a Feira do Melado, a ser realizada a cada dois anos em Capanema, no Sudoeste. A iniciativa é do deputado Nelson Luersen (PDT). Foi aprovado ainda, em segunda discussão, o projeto de lei nº 385/2018, do deputado Professor Lemos, que inclui a Festa do Vinho e do Queijo do município de Salgado Filho no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Tribunas – Temas diversos de interesse dos paranaenses – entre eles a situação das barragens, a necessidade de abertura de concurso público para a polícia militar e as atividades do SENAI-PR –   foram abordados pelos parlamentares nos pronunciamentos feitos das tribunas durante a sessão plenária desta terça-feira. Um dos que utilizou o espaço foi o deputado Anibelli Neto (MDB) para anunciar que assumiu a vice-presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), em eleição realizada em Brasília (DF). Também usaram as tribunas os deputados Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Michele Caputo (PSDB), Alexandre Amaro (PRB), Galo (PODE), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (MDB), Arilson Chiorato (PT), Luiz Carlos Martins (PP) e Hussein Bakri (PSD). Os pronunciamentos dos deputados podem ser conferidos na íntegra no vídeo da sessão plenária disponível no canal do Youtube, na página do Facebook e na reprise da reunião veiculada pela TV Assembleia.

Ouça o Podcast relacionado

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação