Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados cadastram digitais e senhas para reabertura dos trabalhos em Plenário

Novo sistema de votações passa a funcionar efetivamente nesta quarta-feira (1º), durante a primeira sessão plenária após o recesso parlamentar.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano (PSDB), e o primeiro secretário da Mesa Executiva da Casa, deputado Plauto Miró (DEM), cadastraram suas digitais e senhas de acesso ao novo sistema de votações e registro de presenças em Plenário, na manhã desta quarta-feira (1º). A nova tecnologia passa a funcionar efetivamente durante a sessão plenária de reabertura dos trabalhos após o recesso parlamentar, também nesta quarta-feira.

“É um processo de modernização. Estamos trabalhando com a redução de custos, vamos eliminar o trânsito de papel, o que gera economia ao Poder Legislativo, e oportuniza aos deputados conhecimento pleno de todos os atos que ocorrem na Assembleia Legislativa”, afirmou Traiano. O novo sistema, implantado em parceria entre a Diretoria Legislativa (DL), a Diretoria de Assistência ao Plenário (DAP) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (TI) informa aos parlamentares todo o trâmite dos projetos de lei que chegam ao Plenário.

Com os novos terminais é possível acompanhar a íntegra dos projetos e os pareceres das comissões temáticas. Eles também apresentam a informação dos requerimentos protocolados durante o curso da sessão plenária e a ordem das inscrições dos deputados para o uso das tribunas. Para Plauto Miró, a Assembleia dá um passo importante para a transparência do processo legislativo, com a segurança exigida para o registro dos votos aos projetos. “A agilidade e rapidez são fundamentais para que a população acompanhe o trabalho dos deputados. O Poder Legislativo faz com que a fiscalização aumente cada vez mais”, afirmou.

Integração – Durante as duas semanas do recesso parlamentar de julho, uma força-tarefa conferiu a implantação do novo sistema eletrônico integrado ao painel para garantir que as votações transcorram perfeitamente no Plenário. Todas as situações foram previamente verificadas com o auxílio de servidores da Assembleia em simulações da rotina, desde o registro das presenças dos deputados até as votações dos projetos que constam da Ordem do Dia.

De acordo com o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, as simulações serviram também para familiarizar os funcionários com o sistema. “Todos os setores da Casa foram convidados para esta ajuda. Precisamos que estejam treinados e entendam como funciona o novo sistema de votações. A tecnologia de informação exige atenção, é um sistema completamente novo e por isso foi preciso prever todas as situações possíveis com as simulações”, explicou.

Segundo o coordenador de TI da Assembleia, Marcelo Plata, o sistema integrado com a área legislativa foi totalmente ‘customizado’ para as necessidades dos deputados durante os trabalhos no Plenário. “A nova tecnologia traz mais quantidade de acessos, maior disponibilidade de informações, porque agrega tudo que está no sistema legislativo diretamente para os terminais no Plenário. É um sistema desenvolvido especialmente para a Alep”, destacou.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação