Deputados pedem inclusão de projeto que trata da maconha medicinal nas discussões do Plenário

06/12/2021 18h01 | por Trajano Budola
Podcast Deputados e pais de pacientes se reúnem com o presidente Traiano e pedem inclusão de projeto que trata de remédios à base de canabidiol na pauta do Plenário.

Deputados e pais de pacientes se reúnem com o presidente Traiano e pedem inclusão de projeto que trata de remédios à base de canabidiol na pauta do Plenário.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Deputados e pais de pacientes se reúnem com o presidente Traiano e pedem inclusão de projeto que trata de remédios à base de canabidiol na pauta do Plenário.

Parlamentares procuraram o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), nesta segunda-feira (6), para pedir a inclusão do projeto de lei que facilita o acesso de pacientes a remédios à base da cannabis pelo SUS no estado entre as discussões no Plenário ainda neste ano.

Os autores, deputados Goura (PDT) e Michele Caputo (PSDB), alegaram que a proposta já teve parecer favorável aprovado pelas comissões e recebeu um substitutivo apresentado pelo relator na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Paulo Litro (PSDB), que também assinou o texto.

Segundo Goura, outras Assembleias Legislativas no país já pautaram e aprovaram matérias semelhantes.

SONORA GOURA

São 196 famílias no estado que conseguem, por decisão judicial, receber os medicamentos hoje com a compra intermedida pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o deputado Michele Caputo, uma lei específica gera economia ao Estado.

SONORA MICHELE CAPUTO

Acompanharam o encontro os pais das crianças Pétala e Pedro, os dois de cinco anos, que têm síndromes diagnosticadas e usam remédios à base da canabis. As duas famílias obtiveram permissão de uso por ações judiciais que exigiram laudos periciais. A autorização só foi dada com a receita de médico reconhecida oficialmente.

Pérola Sanfelice, mãe de Pétala, explicou que a filha tinha crises epiléticas que foram amenizadas com o medicamento.

SONORA PÉTALA SANFELICE

A mãe de Pedro, Patrícia Sarruf explicou que os remédios são muito caros, por isso é importante que eles sejam incluídos na lista de medicamentos distribuídos pelo SUS.

SONORA PATRÍCIA SARRUF

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação