Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputados da China buscam experiência para a elaboração orçamentária na Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recebeu a visita de uma comitiva de deputados chineses, da província de Jiangsu, na manhã desta quarta-feira (23). O encontro foi no gabinete da Presidência. Os visitantes estão fazendo um curso sobre o processo de tramitação orçamentária no Legislativo estadual.

O objetivo é que este intercâmbio possa aprimorar o sistema de apreciação de projetos e também da proposta de execução financeira e administrativa na província do país oriental. “Os deputados chineses estão conhecendo um pouco mais sobre a nossa forma de elaborar o orçamento e a maneira como o projeto tramita na Assembleia, suas fases dentro do Poder Legislativo até a sua aprovação em Plenário. Ficamos honrados pela visita e pelo interesse deles na Assembleia Legislativa do Paraná”.

Para o deputado Lu Xiaopeng, vice-presidente da Comissão de Assuntos Orçamentários e membro do Comitê de Assuntos Financeiros e Econômicos da Assembleia Popular da Província de Jiangsu, a experiência está sendo proveitosa. “Estamos buscando este intercâmbio para aprimorarmos o nosso sistema de discussão orçamentária, levando a experiência do Brasil. Esse contato também vai estreitar laços com o Paraná, inclusive para parcerias futuras”, afirmou.

O curso está sendo coordenado pela secretária da Comissão de Orçamento da Assembleia, Ana Beatriz Prado. Os deputados também aproveitaram a ocasião para conhecer as dependências da Casa e, durante a tarde, acompanhar a sessão plenária.

A província de Jiangsu fica ao leste da China, fazendo fronteira também com Xangai, e conta com uma população de 76 milhões de habitantes. Ela possui um sistema econômico sólido e amplo, essencialmente tecnológico. A Assembleia Popular foi instituída em 1954 e seus membros têm mandatos de cinco anos e um comitê permanente, que é formado por um presidente, sete vice-presidentes, um secretário-geral e 54 membros.

Ouça o Podcast relacionado






 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação