Deputados da Frente Parlamentar do Oeste cobrarm investimentos federais no Consamu

19/08/2015 16h27 | por Claudia Ribeiro
((Descrição do áudio))

11 deputados estaduais integram o Bloco de parlamentares do Oeste do Paraná na Assembleia. Eles se reuniram para tratar das grandes demandas da região Oeste. Entre elas, estão, por exemplo, investimentos na Unioeste, os problemas de infraestrutura, como estradas e aeroporto. Os deputados  acreditam que a união das forças vai ser fundamental para que surjam as soluções. Até porque, o Bloco é pluripartidário.  O coordenador do Bloco, ou Frente Parlamentar, como está sendo chamado o grupo, é o deputado Schiavinato (PP).

Na tarde desta quarta-feira (19) o deputado Adelino Ribeiro (PSL), que também compõe o bloco,  disse que hoje a principal demanda da região é buscar alternativas para o  Consamu (Consórcio Municipal Samu do Oeste do Paraná). Ele foi criado  em  2012 com o objetivo de trazer melhorias na infraestrutura na área da saúde na região.  São credenciados ao consórcio 43 municípios, onde o Governo federal, por meio do Ministério da Saúde, instalou toda uma  estrutura com equipamentos, ambulâncias. O problema, segundo o deputado,  é que ele não cumpriu a sua parte, que seria bancar com 50% dos investimentos. A outra metade seria dividida entre o Governo do Estado e as prefeituras.  De acordo com Adelino, alguns municípios que no estão bancando  100% do projeto, mas principalmente os pequenos estão com dificuldades para fazer os repasses. O prejuízo já chega a R$ 4 milhões de reais.

(Sonora)

O Bloco cobra providências e vai encaminhar um documento ao Ministério da Saúde pedindo que não sejam cortados mais recursos para a área. O deputado Adelino vê os cortes como descaso com a população que depende da saúde pública.

(sonora)

No próximo dia 31 , vai ser realizada na  Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) uma assembleia  com dois itens na pauta: Um deles   trata do aporte financeiro de R$ 4 milhões de reais  para fechar o orçamento do ano e resolver a situação do Consamu. Não sendo aprovada essa proposta, o segundo item a ser discutido é o encerramento das atividades do Consórcio.