Deputados da região de Maringá comemoram descentralização

17/05/2012 15h20 | por Rodrigo Rossi

Presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), abre sessão de interiorização em Maringá.Créditos: Nani Gois/Alep

A Assembleia Legislativa prestou contas da gestão e recebeu demandas regionais na sessão itinerante realizada na noite desta quarta-feira (16), no salão do Restaurante Central do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, durante a Expoingá 2012. Entidades representativas, lideranças regionais e comunidade em geral puderam saber um pouco mais do que vem sendo feito na Casa desde o ano passado, com profundas mudanças administrativas adotadas pela atual Mesa Executiva do Legislativo. Entre algumas reivindicações apresentadas, estão melhorias na infraestrutura viária da região, incentivos em produção tecnológica e mais investimentos em saúde.

Para o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a sessão permitiu que a população pudesse se manifestar e auxiliar desde já no processo de construção do orçamento do Estado para o próximo exercício, quando as reivindicações poderão ser canalizadas para as áreas apontadas pelo mapeamento das interiorizações. Rossoni fez questão de destacar o empenho dos parlamentares Ênio Verri (PT), Dr. Batista (PMN) e Evandro Júnior (PSDB), representantes de Maringá, no apoio às medidas moralizadoras implementadas na sua gestão. “Ressalto a participação dos deputados da cidade, que desde o início manifestaram apoio e nos deram um voto de confiança para realizarmos as medidas duras que adotamos no Legislativo. Foi, sem dúvida alguma, um incentivo importante”, afirmou Rossoni durante a sessão, que se prolongou por mais de duas horas.

Significado – Para o deputado Dr. Batista, a descentralização é positiva e prestigia o interior do Paraná. Segundo ele, é preciso levar ao conhecimento dos paranaenses aquilo que vem sendo promovido pela Casa de Leis. “Este é um momento histórico para Maringá. Podemos fazer um balanço das nossas ações, prestando contas do trabalho da Comissão de Saúde Pública. Hoje não temos mais filas para o transplante de córnea, por exemplo. E atuamos muito neste sentido, de mobilização e informação sobre a importância das doações. Também temos apoiado, desde o primeiro momento, as ações do presidente Rossoni, que estão transformando completamente a Assembleia”.

Já Ênio Verri ressaltou o caráter democrático das interiorizações, permitindo que os parlamentares se sintam prestigiados nas suas regiões e possam institucionalizar os seus pleitos, por meio das entidades representativas. “O presidente vem cumprindo seus compromissos, democraticamente. A Assembleia vir ao interior e ouvir a população é algo exemplar, ainda mais durante a Expoingá. Por isso, temos orgulho deste evento. E independentemente das profundas divergências que possamos ter entre nós, todos os deputados têm o compromisso maior com o Paraná”.

O deputado Evandro Júnior, por sua vez, definiu a reunião como momento para estabelecer novas ideias e propostas de melhorias regionais. “A Assembleia como Poder compartilha as necessidades da região. Sabemos da importância de termos o Legislativo perto da população e temos certeza de que esta sessão vai receber demandas importantes, para melhorias e investimentos no Hospital Universitário e infraestrutura viária, por exemplo”.