Deputados de Cascavel solicitam à Secretaria da Saúde recursos para realização de cirurgias eletivas e redução da fila de espera

11/04/2023 17h02 | por Assessoria Parlamentar

Segundo o Conselho Municipal de Saúde de Cascavel, a fila de espera pode chegar a cerca de 12 mil pessoas conforme base em dados obtidos no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e outros hospitais credenciados abrangidos pela 10ª Regional de Saúde.Créditos: Divulgação

Os deputados estaduais Marcio Pacheco (REP), Deputados Gugu Bueno (PSD) e Batatinha (MDB), cientes da necessidade da população de Cascavel e Região Oeste por cirurgias eletivas, protocolaram requerimento direcionado à Secretaria Estadual da Saúde (SESA), solicitando que seja empreendido esforços visando a redução das filas de espera, diminuindo assim o tempo que os pacientes devem aguardar para a realização de suas cirurgias.

Para o deputado Pacheco, membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), é evidente que o paciente a cada dia que passa sem submeter-se à cirurgia, tem sua doença evoluída, e em muitos casos implica num agravamento do problema, tornando-se crônica, sendo necessária uma cirurgia de urgência, causando maior sofrimento ao paciente.

“O bem mais precioso que existe para qualquer pessoa é a saúde. Seja a sua própria ou de seus entes queridos. O município de Cascavel é referência para a saúde pública, atendendo todos os pacientes enviados pelos municípios da região. Eu estou aqui dialogando com a secretaria estadual da saúde afinal a nossa população precisa de agilidade nos atendimentos”, afirmou o deputado Marcio Pacheco.

Para o deputado Batatinha é fundamental reconhecer e abordar as necessidades de saúde da população que representamos. “ Através deste requerimento, estamos trabalhando para garantir o acesso justo e oportuno a serviços de saúde pública de qualidade para todos. Essa ação pode ajudar a reduzir o tempo de espera das cirurgias eletivas e aliviar o sofrimento de pacientes que aguardam por procedimentos tão importantes", salientou.

“Vencido os grandes desafios da pandemia, quando fizemos a maior ampliação de leitos da história do Paraná, a questão das cirurgias eletivas é sem dúvida a grande prioridade. O Governo do Estado já está investindo nessa questão e precisamos reforçar essa luta pela nossa região”, destacou o deputado Gugu Bueno.

Outras demandas

Na semana passada, Marcio Pacheco esteve em reunião com o chefe de gabinete da SESA, Ian Sonda para discutir demandas de Cascavel e de toda a região oeste. Além da grande fila para a realização de cirurgias eletivas, foram temas a aquisição e instalação de um tomógrafo para o Hospital de Retaguarda e os meios necessários para a finalização do Centro de Saúde da APAE de Cascavel.  Alguns encaminhamentos foram planejados e deverão ser realizados nos próximos dias em busca de avanços nas soluções.