Deputados debatem alteração na jornada de trabalho dos pedagogos Mudança prevista em resolução da Secretaria de Estado da Educação prevê que os profissionais da rede pública de ensino atuem 20 horas-relógio por semana.

19/02/2019 16h05 | por Eduardo Santana e Vanderlei Rebelo
Sessão Plenária 19/12/2019.

Sessão Plenária 19/12/2019.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Sessão Plenária 19/12/2019.


A alteração na jornada de trabalho de pedagogos da rede estadual de ensino determinada pela resolução 02/2019 da Secretaria de Estado da Educação (SEED) foi o tema central dos pronunciamentos dos deputados na sessão plenária desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O primeiro a se manifestar nas tribunas do Plenário foi o deputado Soldado Fruet (PROS). O parlamentar questionou as mudanças realizadas pela SEED e afirmou que irá trabalhar ao lado dos profissionais da educação para buscar uma solução entre as partes. “No dia 11 de fevereiro já encaminhei um requerimento à Secretaria de Educação com o objetivo de esclarecer a questão. Aguardarei as explicações para debater, em conjunto com os profissionais da educação, uma possível solução para esse problema”, declarou.

Em seguida foi a vez do deputado Professor Lemos (PT) tratar do tema na tribuna. Lemos disse que está acompanhando de perto as discussões entre as entidades representativas dos pedagogos e a SEED. “Estamos participando de conversas entre as partes para que o Governo do Estado receba as demandas dos pedagogos da rede estadual de ensino”, afirmou. A deputada Luciana Rafagnin (PT) pediu que o Governo do Estado permaneça aberto ao diálogo para resolver as demandas dos pedagogos. “Peço que o governador do Estado olhe com carinho para os profissionais da educação. As reivindicações dos pedagogos são justas e faremos o possível para que o governo atenda a todas as demandas”, concluiu.

O líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), reafirmou na tribuna que a relação entre os servidores públicos do estado e o Poder Executivo será pautada pelo diálogo e que o impasse entre pedagogos e SEED em relação à jornada de trabalho será resolvido em breve (leia reportagem no site). “Esse assunto está sendo tratado com todo o respeito pelo Governo do Estado. Tenho certeza que vamos avançar e chegar num consenso”, disse.

Impasse – A resolução 02/2019 da SEED, publicada em 15 desde janeiro de 2019, regulamenta a distribuição de aulas e funções aos professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM, do Quadro Único de Pessoal – QUP e aos professores contratados em Regime Especial nas Instituições Estaduais de Ensino do Paraná. O texto da resolução determina, entre outras coisas, que os pedagogos atuem 20 horas-relógio por semana, de modo a estar presente todos os dias nas escolas por um turno completo. Já a APP-Sindicato, representante da categoria, propõe a atuação de 20 horas-aula a esses profissionais.

Votação – Ainda na sessão plenária desta terça-feira (19), os deputados aprovaram em segunda discussão o projeto de lei 449/2018, de autoria do deputado Evandro Araújo (PSC), que insere no calendário oficial do Estado a festa Folia de Reis, a ser comemorada anualmente no município de Ribeirão do Pinhal, no Norte Pioneiro. Já em primeiro turno de votação foram aprovados os projetos de lei nº 313/2018, do deputado Anibelli Neto (MDB), que inclui no calendário oficial de eventos do Paraná o Encontro de Trilheiros Tombo na Lama, realizado no município de Piên, Sul do Estado; e nº 433/2018, do deputado Professor Lemos (PT), que institui a Semana Estadual de Agroecologia.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação