Deputados destacam a participação da Assembleia no evento Governo 5.0 Mais de trinta deputados estiveram presentes nos três dias de evento que teve como foco na inovação e tecnologia a serviço dos paranaenses.

01/11/2019 13h30 | por Jaime S. Martins
31 deputados estiveram presentes no evento que reuniu mais de 300 prefeitos, vereadores, gestores públicos e contou com a participação de mais de 5.000 pessoas.

31 deputados estiveram presentes no evento que reuniu mais de 300 prefeitos, vereadores, gestores públicos e contou com a participação de mais de 5.000 pessoas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

31 deputados estiveram presentes no evento que reuniu mais de 300 prefeitos, vereadores, gestores públicos e contou com a participação de mais de 5.000 pessoas.

Deputado Emerson Bacil (PSL).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Emerson Bacil (PSL).

Deputado Reichembach (PSC).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Reichembach (PSC).

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), 1º secretário da Assembleia.

Deputado Alexandre Amaro (Republicanos)Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Alexandre Amaro (Republicanos)

Deputado Nelson Luersen (PDT).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Nelson Luersen (PDT).

Deputado Tião Medeiros (PTB).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Tião Medeiros (PTB).

A avaliação dos deputados estaduais sobre a participação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no evento Governo 5.0, que teve o foco na inovação e tecnologia a serviço dos paranaenses, foi positiva. Trinta e um deputados estiveram presentes no evento que reuniu mais de 300 prefeitos, vereadores, gestores públicos e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas. O evento foi uma realização conjunta da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), a presença do Legislativo nesses eventos é essencial para a aproximação da Assembleia com gestores municipais. “Tivemos aqui muitos prefeitos, vereadores, secretários municipais em um momento de aproximação, troca de ideias e experiências”, relatou. “Pudemos apresentar um pouco do modelo da nossa gestão na Assembleia, que tem rendido bons frutos para a população. Aqui no evento, por exemplo, o Governo do Estado lançou um programa que tem uma participação ativa da Assembleia e dos deputados”, completou.

O Programa que o presidente Traiano mencionou é o Paraná Mais Cidades que destinará R$ 351 milhões para os munícipios investirem em obras e equipamentos. Parte dos recursos do programa é da sobra do orçamento da Assembleia que é devolvida todos os anos para o Poder Executivo. (ler matéria aqui)

O primeiro secretário da Alep, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), também destacou a interação com os gestores municipais como essencial e o evento serviu para essa aproximação. “A Assembleia participou com os deputados estaduais, até porque nós temos buscado fazer uma administração inovadora, através de uma comunicação diferenciada, através da racionalização do dinheiro público e da transparência. A gente vai cada vez mais aprimorando o processo legislativo. Essa interação com prefeitos, vereadores e lideranças pra nós foi extremamente importante. Para a Assembleia foi um orgulho ter participado desse evento em Foz”.

O deputado Gilson de Souza (PSC), segundo secretário da Assembleia, também destacou a troca de experiência como a principal essência do evento. “Foi um momento especial desse projeto do Governo 5.0. Um governo de inovação, olhando sempre para a população. Um momento de muita troca de experiência entre prefeitos, vereadores e deputados estaduais. Todos pensando no melhor para o estado do Paraná e trabalhando para isso”.

Deputados – Ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o deputado Marcel Micheletto (PL), achou “fantástica a realização do evento, porque aproxima o governo dos municípios. Importante essa ação. Essa confraternização para mostrar quais as tratativas, as demandas que o Governo quer ter com o municipalismo”.

Para o deputado Subtenente Everton (PSL), deputado de primeiro mandato, o evento serviu para “entender todos os projetos que o Governo está lançando e como trabalhar daqui para frente diante das ações do Governo”. Da mesma forma, o deputado Emerson Bacil (PSL), também de primeiro mandato, o evento foi importante para “conversar com vereadores e prefeitos e conhecer a proposta do Governo 5.0”.

“Medida excelente do governador Ratinho Júnior esse evento moderno. Importante a união do Governo com prefeitos, vereadores e deputados com todos os departamentos e órgãos do Governo. Quem ganha é o Paraná e o povo do Paraná”, disse o deputado Ricardo Arruda (PSL).

As palestras dos secretários de Estado foram o destaque apontado pelo deputado Alexandre Curi (PSB), pois mostra aos deputados todas as ações do Governo. “Mais uma vez a Assembleia participando desse grande evento em prol dos prefeitos do Paraná com palestras dos secretários mostrando os programas de Governo”.

Neste ano é a quarta vez que a Assembleia sai de Curitiba para ter mais contato com prefeitos e vereadores apontou o deputado Homero Marchese (PROS). “Importante para deixar claro à população que representamos o estado todo. Esse tipo de evento facilita que vereadores, prefeitos e população venham até a Assembleia, tragam as suas demandas e possam trocar experiências”, disse. “Facilita o nosso trabalho como deputado nesse momento em que todos os secretários estiveram aqui. O governador também esteve aqui e a gente conseguiu concentrar em uma oportunidade muitas demandas que a gente precisa tratar”, completou.

“O Paraná tem que se expandir e esse evento serviu para ver as novidades, as coisas boas para o nosso Paraná”, disse o deputado Alexandre Amaro (Republicanos).

O lançamento do Programa Paraná Mais Cidades, durante o evento, é a demonstração de que o “governador entende a opinião de cada deputado da Assembleia. Um programa lançado que vai atender as demandas dos deputados e municípios para o desenvolvimento do Paraná”, disse o deputado Soldado Fruet (PROS).

“A presença do Estado se aproximando dos municípios, dos prefeitos, trazendo experiência de gestão e permite que os prefeitos e lideranças possam dialogar com o governo, secretários e deputados. Evento que vem para corroborar com a boa gestão do estado do Paraná e a Assembleia participando ativamente desse processo de progresso do estado do Paraná”, ressaltou o deputado Marcio Pacheco (PDT).

A “reunião de todas as Secretarias, trazendo o planejamento do Governo para os próximos anos, a nova forma de enxergar o futuro do Paraná, a colocação das obras e investimentos, os planos estratégicos e a Assembleia participando, trazendo deputados, a sua estrutura, nessa participação efetiva da Assembleia em sinergia com o Governo do Estado”, é essencial na visão do deputado Tião Medeiros (PTB).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação