Deputados do oeste querem serviço 181 de volta à região

03/05/2017 11h10 | por Claudia Ribeiro
(Descrição do áudio))

Os deputados Adelino Ribeiro (PSL),  Márcio Pacheco (PPL) e André Bueno (PSDB ), se reuniram com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita no começo da tarde desta terça-feira (2). O objetivo foi tentar encontrar uma solução em conjunto para uma possível reativação do serviço 181, Disque Denúncia, que deixou de funcionar semana passada nas cinco regionais de atendimento do interior do Paraná:  nos municípios de Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Pato Branco. Atendendo a um pedido do Ministério Público, o Governo centralizou as ligações em Curitiba.  O problema, segundo os parlamentares, é que, além de gerar a demissão de funcionários - seriam 180 servidores no estado, que estariam em situação irregular, em diversas áreas da Polícia, 48 só no serviço 181 – e, no caso de Cascavel,  sete funcionários com deficiência, que trabalham há catorze anos no atendimento, a situação gera insegurança para a população. Márcio Pacheco diz que concentrar os chamados na capital, pode prejudicar a agilidade   no atendimento.

(Sonora)

Os deputados pontuam que uma solução emergencial deve ser encontrada, porque regularizar a situação dos funcionários levaria tempo. De acordo com Adelino Ribeiro, o secretário Wagner Mesquita sabe da importância das regionais e quer mantê-las em funcionamento, mas disse  que  sem os  servidores, o serviço fica comprometido. E que a saída será ¬¬¬  a contratação de novos servidores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), porém o processo demoraria seis meses.

No caso de Cascavel,  que atende  a vários municípios, próximos à fronteira com o Paraguai,   Adelino avalia que é preciso que se tome uma atitude com urgência, e acabou pedindo ajuda do prefeito Paranhos para buscar uma parceria.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.