Deputados enaltecem inauguração do Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche, em Cornélio Procópio

08/12/2023 18h03 | por Assessoria Parlamentar

Inauguração ocorreu nesta sexta-feira (8), em Cornélio Procópio, com presença de diversas autoridades.Créditos: Roberto Dziura Jr/AEN

Deputados estaduais estiveram presentes nesta sexta-feira (8), em Cornélio Procópio, na inauguração do Hospital Regional Pioneiro Amin Hannouche. A unidade vai atender prioritariamente os 21 municípios que integram a 18ª. Regional de Saúde do Estado.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse que a inauguração encerra um longo ciclo de esforços para colocar a unidade hospitalar em funcionamento. O hospital vai atender prioritariamente os 21 municípios que integram a 18ª. Regional de Saúde do Estado.

“O desafio do hospital regional está resolvido. É uma grande alegria, um alívio e um orgulho por cumprir mais um compromisso”, disse Romanelli. “Transformamos um sonho em realidade. É para isso que serve a política. Se não for assim, a política não serve para nada”, ressaltou o deputado. Ele relatou que desde 2008, quando surgiu a ideia da construção do hospital regional, houve uma grande articulação política para a liberação de recursos federais para a realização da obra e, mais recentemente, o Governo do Estado assegurou o valor necessário para a compra de equipamentos e do mobiliário.

Romanelli fez questão de citar que o trabalho no âmbito federal foi iniciado pelo ex-senador Osmar Dias e logo teve apoio de paranaenses que integraram o primeiro governo Lula, como o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT) e a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que era ministra da Casa Civil. Ele também enalteceu o papel do ex-deputado federal Alex Canziani e do deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (PP).

Segundo o deputado Romanelli, a conclusão do hospital também teve grande estímulo na gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB) e, agora, recebeu uma contribuição fundamental do atual secretário estadual da Saúde, Beto Preto (PSD), e principalmente do governador Ratinho Junior (PSD). “O governador soube ouvir a nossa demanda e foi sensível na solução para liberar os recursos para termos o hospital pronto e equipado”, afirmou.

"A inauguração do Hospital Regional em Cornélio Procópio é mais uma demonstração do compromisso desse governo com o apoio da Assembleia Legislativa na regionalização da saúde no estado. São mais de dezesseis milhões de reais em investimentos que vão trazer benefício direto ao atendimento de saúde pra centenas de milhares de pessoas da população da região, porque é compromisso dessa atual gestão diminuir drasticamente a dependência do da cidade do Paraná e dos grandes centros nas questões da saúde. Foi-se o tempo que investir em saúde era distribuir ambulância pra que a cidade pudesse enviar seus doentes para capital ou para um grande centro", disse o deputado Alexandre Curi (PSD).

“Um dia para se comemorar, uma obra muito esperada por toda a região Norte e Norte Pioneiro. O Hospital Regional de Cornélio Procópio é um dos mais importantes investimentos na saúde feito pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário Beto Preto. São 230 mil pessoas a serem atendidas de 21 municípios da região. Uma grande conquista”, comemorou o deputado estadual Cobra Repórter.

“Diferente do que se faz em outros lugares, não é apenas a inauguração de um prédio, aqui temos os equipamentos necessários e uma equipe pronta para atender a população com um serviço público de qualidade”, acrescentou ao destacar a condução do processo pelo prefeito Amin Hannouche (PSD).

Também participaram da inauguração o deputado Tercilio Turini (PSD), presidente da Comissão de Saúde Pública da Casa, e Cloara Pinheiro, procuradora especial da Mulher na Casa.

Estrutura

O hospital tem 7,6 mil metros quadrados,118 leitos, UTI adulto, Unidade de Internação Pediátrica, Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, Ambulatório e está apto a realizar cirurgias eletivas, gerais, vasculares e de urologia. A Santa Casa de São Bernardo do Campo, que tem extensa expertise em administração hospitalar e foi vitoriosa na licitação, será responsável pela gestão da unidade.

Referência Regional

A unidade vai atender diretamente os municípios da 18ª Regional de Saúde. São eles: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.