(sonora)
O presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano, elogiou a decisão de Cunha em discutir uma reforma tão importante para o país e afirmou que o momento é importante para que os políticos estejam atentos ao que pede a população.
(sonora já marcada)
A proposição foi do deputado estadual Anibelli Neto, também do PMDB, que é presidente da Comissão Especial que discute a Reforma Política no Paraná. O parlamentar afirmou que foi uma honra receber a Mesa Executiva da Câmara Federal na Assembleia. Ele enfatizou que, antes de enviar as sugestões para contribuir com a Reforma Política, vai fazer debates com a sociedade. E pediu que os deputados da Comissão em Brasília acatem as sugestões levantadas pelos paranaenses.
(sonora já marcada))
O deputado federal Marcelo castro, do PMDB do Piauí, que é relator da Reforma Política, elogiou a atuação do grupo que está discutindo a Reforma Política no Paraná.
(sonora já marcada)
Marcelo Castro falou no discurso sobre a importância de se fazer uma Reforma Política no Brasil. Para ele, o Congresso Nacional tem uma dívida com a população brasileira, por não ter feito as reformas que a sociedade sempre esperou, entre elas a tributária e a política. Ele acredita que só as reformas vão fazer o país andar. Ele defendeu a diminuição de partidos políticos, o fim do marketing político, que aumenta o custo das campanhas eleitorais no país, o fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidentes da República, além de achar que o caminho para reduzir ou acabar de vez com a corrupção é o financiamento público das campanhas, mas ele sabe que não será fácil.
(sonora)
Mas o relator destaca que há consenso em muitos pontos da Reforma Política e acredita que haverá muitos avanços se depender da Comissão, que trabalha em ritmo acelerado para terminar até o mês de maio o relatório.
(sonora)
De Curitiba, Cláudia Ribeiro.