Deputados já estão na expectativa para a edição da Assembleia Itinerante de Santo Antônio da Platina Poder Legislativo realiza sessão especial e presta homenagens a personalidades da região no dia 17 de agosto.

14/08/2023 12h16 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

A Assembleia Itinerante se prepara para ouvir as reivindicações, demandas e sugestões da população de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do estado. Os deputados que representam os municípios da região no Legislativo já se preparam para receber propostas e iniciativas da sociedade em uma sessão especial no município. A quinta etapa do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia desembarca na Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina (EFAPI) no dia 17 de agosto. O evento está preparado para receber até 500 pessoas a partir das 18 horas, no Recinto de Leilões do Parque de Exposições Dr. Alício Dias dos Reis (BR 153 - km 40). A Feira ocorre entre os dias 16 a 20 de agosto no município. A iniciativa da Casa já foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá e Castro.

Na cidade do Norte Pioneiro, os deputados estaduais irão ouvir os anseios e reivindicações da população, de entidades de classe e de membros da sociedade civil organizada. Durante as atividades, um documento com as demandas da região será recebido pela Assembleia Legislativa. Além disso, os parlamentares vão homenagear personalidades de destaque da região.

Para o presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), as experiências anteriores da Assembleia Itinerante foram extremamente positivas. "Como já fizemos em outras cidades, esta é mais uma forma de democratizar as ações do Poder Legislativo. Este é o meio que o Legislativo usa para permitir que as pessoas se aproximem cada vez mais do Poder", afirmou Traiano.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), reforçou a necessidade de o Poder Legislativo debater as necessidades da população no local aonde elas vivem. “Vamos reunir prefeitos, lideranças políticas, vereadores e entidades da região. O objetivo que é levar a Assembleia para próximo da população. Lá, vamos discutir obras importantes para os municípios. Queremos que todos participem com suas sugestões”, pontuou. 

Expectativa

O deputado Arilson Chiorato (PT) reforçou a necessidade de o Legislativo ouvir de perto a população. “A Assembleia Itinerante é uma iniciativa extremamente importante no processo de aproximação dos parlamentares da população, pela qual fomos eleitos e temos a obrigação de ouvir. Esses eventos permitem conhecer mais o Paraná, uma vez que temos a oportunidade de dialogar com a comunidade local, identificando suas potencialidades e carências”, comentou.

Também representante da região na Assembleia, o deputado Cobra Repórter (PSD) destacou a importância de o parlamento paranaense estar no Norte Pioneiro. “No início do mês passado, apresentei um requerimento solicitando a presença da Assembleia Itinerante no município de Santo Antônio da Platina, durante a realização da 51º EFAPI. Trata-se de uma das mais importantes feiras do Norte Pioneiro. É de fundamental importância essa aproximação entre a população, o setor produtivo e o Poder Legislativo. É com grande satisfação que estaremos presentes na EFAPI para ouvir os cidadãos do Norte Pioneiro”, disse.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) reforçou que a Assembleia Itinerante é uma excelente oportunidade para que os parlamentares possam ouvir e interagir com a população, lideranças e entidades de Santo Antônio da Platina e região. “A Assembleia Itinerante cumpre este papel de aproximar o Legislativo do cidadão para receber reivindicações e encaminhar soluções junto ao Governo do Estado. A realização da iniciativa na Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Santo Antônio da Platina (EFAPI) prestigia um dos grandes eventos do agronegócio do Norte Pioneiro e do Paraná. Ao longo dos últimos anos conseguimos muitos avanços para o Norte Pioneiro, mas a nossa região ainda tem muita carência de investimentos públicos. Esta agenda da Assembleia é mais uma oportunidade para que a sociedade da região exponha suas demandas”, disse Romanelli.

O deputado promove, por meio da Comissão de Orçamento, uma audiência pública para discutir o Plano Plurianual do Paraná (PPA) 2024-2027 no dia 16 de agosto. A audiência Pacto Pelo Futuro: Planejando o Paraná ocorre no dia 16 de agosto no auditório do Sest-Senat (BR-153, KM 41, 970 - Fazenda Palmital), em Santo Antônio da Platina. O encontro, que vai reunir deputados, membros do governo, lideranças políticas, técnicos da administração pública, empresários, entre outros, ocorre a partir das 13h30. Romanelli é o presidente da Comissão. 

O deputado Requião Filho (PT) afirmou que as sessões de interiorização da Assembleia permitem o Legislativo estar em todo o Paraná. “A Assembleia Itinerante é uma oportunidade de nos aproximarmos da comunidade nos quatro cantos do Estado. Santo Antônio da Platina é um município de grandes amigos, de grandes parceiros, de pessoas queridas que sempre abraçaram as nossas bandeiras e estão presentes na condução das pautas do nosso mandato. São famílias que esperam de nós a defesa do homem do campo, dos micro e pequenos empresários, que lutam por menos impostos e mais empregos, por mais investimentos na educação, na segurança e na saúde”, declarou.

O deputado Tiago Amaral (PSD) aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar do evento. “Vai ser extraordinária a interiorização da Assembleia durante a EFAPI. Estamos falando de uma das regiões mais tradicionais do Estado, com grande importância política e histórica. Então, é fundamental a presença de deputados de outras regiões para conhecer a realidade da nossa região. Quero convidar a todos os amigos de Santo Antônio da Platina e região para participar, no dia 17, da Assembleia Itinerante”.

Já o deputado Professor Lemos (PT) comentou a importância de a Assembleia estar no interior do Estado. “Desta vez em Santo Antônio da Platina, a Assembleia Itinerante segue levando o Parlamento ao interior, às diversas regiões do Paraná. É o Poder Legislativo acolhendo demandas do povo paranaense. O Legislativo está de parabéns pela iniciativa. Precisamos ampliar ainda mais”, disse.

Interiorização

A ideia da Assembleia Itinerante é que a sede do Legislativo seja transferida para feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando assim um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos materiais informativos sobre as atividades legislativas.

Além do atendimento presencial no interior do Estado, ouvindo diferentes segmentos e recolhendo sugestões, a Assembleia também faz a entrega títulos de menção honrosa do Poder Legislativo a pessoas de destaque na região. O objetivo é valorizar a atuação daqueles que trabalham em prol da comunidade.

Serviço

Assembleia Itinerante em Santo Antônio da Platina

Data: 17 de agosto

Horário: 18 horas

LOCAL: Recinto de Leilões do Parque de Exposições Dr. Alício Dias dos Reis, BR 153 - km 40

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação