Deputados manifestam solidariedade aos desabrigados nas enchentes de Guaratuba Em seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), durante a sessão plenária, os parlamentares alertaram sobre a situação das famílias.

18/02/2019 18h20 | por Trajano Budola
Deputado Galo (PODE).

Deputado Galo (PODE).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Galo (PODE).

Deputado Nelson Justos (DEM).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Nelson Justos (DEM).

Deputado Goura (PDT).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Goura (PDT).

Deputada Mabel Canto (PSC).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputada Mabel Canto (PSC).

Deputado Plauto Miró Guimarães (DEM).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Plauto Miró Guimarães (DEM).

Deputado Delegado Jacovós (PR).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Delegado Jacovós (PR).

Deputado Cobra Repórter (PSD).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Cobra Repórter (PSD).

Deputada Luciana Rafagnin (PT)Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputada Luciana Rafagnin (PT)

Deputado Tadeu Veneri (PT).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Tadeu Veneri (PT).

Deputado Anibelli Neto (MDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Anibelli Neto (MDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Homero Marchese (PROS).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Homero Marchese (PROS).

Deputado Professor Lemos (PT).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Professor Lemos (PT).

Deputado Hussein Bakri (PSD).Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Deputado Hussein Bakri (PSD).

Parlamentares manifestaram solidariedade aos desabrigados e atingidos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no município de Guaratuba nos últimos dias em seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), durante a sessão plenária desta segunda-feira (18). O primeiro a usar as tribunas foi o deputado Galo (PODE), que pediu apoio dos colegas do Legislativo para ajudar as mais de 140 famílias que estão alojadas temporariamente no ginásio de esportes municipal. “Que cada deputado e deputada pense em como podemos ajudar os habitantes atingidos”, ponderou.

Galo foi seguido pelo deputado Nelson Justus (DEM). “Guaratuba inteira foi inundada, tamanha foi a força da chuva, algo inesperado”, afirmou o parlamentar. Justus parabenizou a comunidade litorânea que se mobilizou para levar água, comida e roupas aos desabrigados. O deputado Goura (PDT) se uniu às reivindicações por mais condições para os moradores que tiveram suas casas destruídas nas enchentes, causadas pelo forte volume de chuvas, e pediu que os demais parlamentares atentem às consequências das mudanças climáticas. “A Assembleia tem papel importantíssimo nas políticas ambientais do Paraná”, ressaltou.

Educação – A qualidade de instalações de unidades educacionais do município de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foi tema do pronunciamento da deputada Mabel Canto (PSC). Ela citou a Escola Estadual Francisco Pires Machado; o Colégio Padre Pedro Grzelczaki; e a Escola Estadual Iolando Taques Fonseca como exemplos a serem notados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). A parlamentar recebeu o apoio do deputado Plauto Miró (DEM), que também demonstrou preocupação com a qualidade das estruturas destas escolas.

Segurança pública – Homicídios ocorridos em Mandaguari, região metropolitana a de Maringá, no último fim-de-semana, motivaram o discurso do deputado Delegado Jacovós (PR). Ele parabenizou o comando da 4ª Batalhão de Policia Militar de Maringá, porém pediu reforço nos cuidados com a segurança no município de Mandaguari. “Precisamos colocar traficantes daquela cidade na cadeia. Não podemos permitir que uma cidade pacata, de gente ordeira e trabalhadora, tenha tantos assassinatos”, cobrou.

O deputado Cobra Repórter (PSD) solicitou atenção especial à segurança pública em Mandaguari, que registou os homicídios dos três jovens. O parlamentar falou ainda da construção de um restaurante popular na Zona Norte de Londrina com recursos, de acordo com ele, da Secretaria de Agricultura. “A Zona Norte vai ter um restaurante popular com preço acessível à população”, afirmou.

Sobretaxa do leite – A deputada Luciana Rafagnin (PT) criticou medida do Governo Federal que retiraria sobretaxa à importação de leite em pó da Nova Zelândia e da Comunidade Europeia. A parlamentar demonstrou preocupação com os produtores da agricultura familiar da região Sudoeste, maior bacia leiteira do Paraná. Seu protesto foi acompanhado no pronunciamento do líder da oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), que contou ainda com o aparte do deputado Anibelli Neto (MDB). Veneri e Anibelli se referiram também a quedas de energia para as propriedades rurais no Sudoeste, que segundo eles, seriam uma constante.

Saúde – O deputado Michelle Caputo (PSDB) convidou os parlamentares que atuam na área da Saúde a participarem da reunião do Conselho de Classes do segmento, na sede do Conselho Regional de Farmácia, em Curitiba, na próxima quarta-feira (20). O debate, segundo Caputo, será sobre mudanças que podem ocorrer com o avanço do ensino a distância. “Precisamos, à luz das legislações federais, fazer nossa regulamentação”, afirmou.

Transporte coletivo – O deputado Homero Marchese (PROS) debateu questões relacionadas ao transporte coletivo, em especial a isenção do óleo diesel concedida às frotas de ônibus que circulam em municípios com mais de 45 mil habitantes. De acordo com ele, a interrupção destas isenções, concedidas pelo Governo do Estado, acarreta em impacto direto nos valores das tarifas aplicadas às populações. “Estamos pedindo por meio de requerimento que a Secretaria da Fazenda avalie a manutenção deste benefício”, destacou.

Servidores – O deputado Professor Lemos (PT) destacou em seu pronunciamento na tribuna do Plenário a pauta de reivindicações levadas por representantes do funcionalismo público paranaenses à reunião promovida pela Liderança do Governo na manhã desta segunda-feira (18), na Assembleia. Da mesma forma, o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do governo, afirmou em pronunciamento que procurará esgotar toda forma de diálogo com representantes de classes envolvidos em projetos que tramitem na ALEP (leia matéria no site).

Ele anunciou ainda que o projeto de lei nº 57/2019, que trata da Reforma Administrativa do Estado, começara a tramitar na Casa apenas na semana que vem, já com substitutivo geral enviado pela equipe do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). “Estamos materializando este jeito de trabalhar, respeitando as opiniões de todos os deputados”, afirmou Bakri.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação