Representantes dos professores e servidores da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná, estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (20) para expor as dificuldades que a universidade está enfrentando por causa da falta de recursos e solicitar o apoio dos deputados. O grupo foi recebido pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, deputado Tercílio Turini (PPS), pelo presidente da Comissão de Cultura, deputado Péricles de Mello (PT), e pelo 2º secretário da Alep, deputado Ademir Bier (PMDB).
Segundo a diretora do campus, Pierângela Simões, as dificuldades relacionadas à falta de recursos começaram em 2015 e se agravaram este ano com o corte de 50% no orçamento em relação ao ano anterior. “A Unespar vem sofrendo com o corte de verbas de custeio. Nós temos várias dificuldades em pagar os nossos fornecedores e também a questão da falta de contratação de agentes e professores universitários. Está muito difícil o dia a dia, porque compromete demais a qualidade da educação que a gente pode oferecer”.
Os recursos de custeio são suficientes para o pagamento das despesas básicas, como as contas de água, luz, telefone e combustível e o salário e o vale-transporte dos estagiários. Questões específicas e fundamentais para as aulas, como afinação de piano e contratação de modelo vivo para as aulas de pintura, por exemplo, não são contempladas.
O reforço no quadro de servidores foi feito por meio da contratação de terceirizados, o que para a direção, resulta em prejuízo para os cofres públicos. “Se nós tivéssemos concursados, nós teríamos apenas 30% desse gasto. Nós estamos gastando muito mais e ficando a mercê, porque quando não se paga as terceirizadas o serviço para. Nós vivemos um momento de caos e a gente precisa que a sociedade olhe por essa universidade que está formando profissionais, formando professores e, no nosso caso, formando artistas que representam nosso estado no Brasil e fora dele”, afirmou Salete Machado Sirino, diretora do Centro de Artes da Unespar.
A situação preocupou tanto os deputados que uma audiência pública conjunta será realizada no dia 11 de outubro próximo, para debater o assunto com todas as partes envolvidas. “Vamos chamar o reitor e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para ampliar esse debate. A gente precisa fazer encaminhamentos urgentes. Tem coisas que deveriam ser para ontem, mas estamos patinando e não conseguimos resolver. Vamos trabalhar essa questão juntos para verificar se por meio do comprometimento político a gente consegue avançar”, ressalto o deputado Turini.
Histórico – A Unespar foi criada em 2013 com a união de sete universidades estaduais do Paraná. São sete campi em seis cidades diferentes do estado e mais a Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê. A universidade tem mais de 12 mil alunos em 67 cursos de graduação, 19 cursos de especialização e três programas de mestrado.
O campus Curitiba II é formando pela antiga Faculdade de Artes do Paraná e oferece cursos nas áreas de Artes Cênicas, Cinema, Música, Dança e Teatro. Somente esta unidade atende 1.370 alunos.