No Grande Expediente desta segunda-feira (17), os convidados foram Jessica Candal, vice-presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC/PR) e Rodrigo Martins, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Paraná (SIAPAR). Convidados pelo deputado Péricles de Mello (PT), eles falaram sobre os “Desafios e Perspectivas do Audiovisual Paranaense”. O objetivo de quem atua no setor é fazer com que o Paraná tenha uma política pública de desenvolvimento da indústria do audiovisual que contemple toda a cadeia, desde o desenvolvimento de roteiro, formação, exibição e distribuição, até a produção de conteúdo e a reinvindicação mais urgente, segundo Jessica, é que o Governo do Estado invista recursos do orçamento em projetos para alavancar recursos da União.
(Sonora)
Ela se refere a um edital de arranjos produtivos da Ancine (Agência Nacional de Cinema), que disponibiliza recursos de até R$ 10 milhões de reais aos estados que investirem no audiovisual. Isso vai depender do que cada estado está disposto a gastar, mas essa contrapartida precisa ser dada ainda no mês de abril.
O setor no Paraná é amplo: está em várias regiões e é dividido em produção de cinema, chamada de produção de conteúdo audiovisual; o que inclui televisão e cinema, além da produção publicitária, através de vídeos corporativos e conteúdo educacional, um potencial pouco explorado, já que ele pode alavancar a indústria do turismo, por exemplo, como fazem outros estados, como Rio de Janeiro, avalia Rodrigo Martins.
(Sonora)
A ideia de usar o espaço na Assembleia foi a forma encontrada para sensibilizar os paramentares e assim, o Governo, para que se entenda a importância estratégica do audiovisual para o desenvolvimento do Paraná. A operacionalização do investimento seria por meio da apresentação de projetos que precisam ser bem elaborados para que tenham chance de concorrer com outros projetos do Brasil.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.