Dia do Comerciante é comemorado com Sessão Solene na Assembleia Legislativa

12/07/2023 20h00 | por Antônio Dilay/ Maria Eduarda Buchi
Podcast Solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Por proposição do deputado Ney Leprevost (União) e do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), o Poder Legislativo promoveu Sessão Solene nesta quarta-feira (12) alusiva ao “Dia do Comerciante”, comemorado nacionalmente no dia 16 de julho, e ao “Dia do Patrono do Comércio Paranaense”, observado no mesmo dia 16, em homenagem a Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, assim reconhecido pela Lei estadual nº 18.148/2014, a partir de projeto da iniciativa do deputado Leprevost.

O parlamentar lembrou a importância do setor para o desenvolvimento da economia do estado e louvou os esforços de todos os comerciantes que passaram pelo período de pandemia. “Durante a pandemia os comerciantes do Paraná foram verdadeiros heróis e eu sei bem disso, porque eu estava secretário de Justiça, Família e Trabalho, por isso cuidando da empregabilidade. Eu sei de comerciantes que fizeram sacrifícios, torraram suas economias, contraíram empréstimos para não demitir. Então, agora que voltamos a uma vida normal, nós estamos prestando reconhecimento público a essas pessoas que apesar de todas as dificuldades tem coragem de empreender”, destacou Leprevost.

SONORA deputado Ney Leprevost (União)

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), senhor Antônio Gilberto Deggerone, discursou em nome de todos os homenageados “Nós temos uma gratidão imensa com esta homenagem e em especial, com cada comerciante porque eles são o exemplo vivo do valor do trabalho que propicia bem-estar de toda sociedade. A data comemorativa do Dia do Comércio é muito relevante, um marco, mas o mais importante é que esta data é um momento de reflexão daquilo que se faz para que a gente melhore as boas práticas todos os dias com cada cliente”, ressaltou.

A fundadora e administradora do Clube da Alice, empresária Mônica Elisa Balestieri Berlitz, falou em nome de todas as mulheres empreendedoras. “Nós somos uma comunidade feminina no Facebook que apoia o empreendedorismo feminino, hoje somos mais de meio milhão de mulheres e 85% das participantes moram em Curitiba e Região Metropolitana. Começamos como um espaço para trocar experiências e hoje muitos negócios surgem ali dentro do Clube da Alice. Há oito anos comecei com uma ideia simples para conectar algumas amigas e hoje, chegar aqui com este reconhecimento tão bacana é motivo de grande emoção para todas as Alices do Clube”, explicou.

Foram distribuídos mais de 800 diplomas de Menção Honrosa em alusão ao dia do Comerciante e a Sessão Solene teve a participação de inúmeros empresários e empresárias do comércio e serviços, além de amigos e familiares dos homenageados. Compuseram a Mesa solene, além do anfitrião, deputado Ney Leprevost, o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), senhor Antônio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da ACP, senhor Paulo Brunel; a fundadora e administradora do Clube da Alice, empresária Mônica Elisa Balestieri Berlitz e o empresário paranaense, Dion Henrique Harger da Silva.

Patrono do Comércio do Paraná

O patrono do comércio – O Barão do Serro Azul nasceu em Paranaguá em 6 de agosto de 1849, tornando-se o maior exportador de erva-mate do Paraná no século XIX, além de se destacar como importante figura política e empresarial, inclusive como líder abolicionista. Em 1º de julho de 1890 participou da fundação da Associação Comercial do Paraná e tornou-se seu primeiro presidente.

Durante a Revolução Federalista, em 1893, negociou com os chamados maragatos para proteger a população da capital paranaense dos rebeldes. Por causa disso, foi considerado traidor da República, presidida por Floriano Peixoto, sendo executado no dia 20 de maio de 1894, na Serra do Mar, no litoral do estado.

Em dezembro de 2008 Ildefonso Pereira Correia teve o seu nome incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais, do Panteão da Pátria Tancredo Neves, em Brasília. A Lei nº 11.863 foi sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 15 de dezembro de 2008, e publicada no Diário Oficial da União em 16 de dezembro.

Dia do Comerciante

O “Dia do Comerciante” ou “Dia do Empresário do Comércio” é um reconhecimento estabelecido pela Lei federal nº 2048, de 26 de outubro de 1953, tomando por base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro. Baiano de Salvador, ele foi economista por formação acadêmica, deputado, senador e secretário da Fazenda Real, responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior. Assim, com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu, e a partir de então nosso comércio passou efetivamente a se desenvolver.