O Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, e os 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil foram comemorados nesta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa do Paraná com a palestra “Prevenção pela nutrição: 50 anos de nutrição no Brasil”. O evento foi uma parceria da deputada Claudia Pereira (PSC) com o Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná.
Segundo a parlamentar, a difusão do conhecimento é fundamental para que a população tenha consciência sobre a importância da nutrição para a saúde e o bem-estar, já que uma alimentação adequada também pode ter função de prevenção.
Sonora
Atualmente, 120 mil nutricionistas atuam em todo o Brasil. A presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná, Maria Emília Daudt von der Heyde, relembrou a história da profissão desde os primeiros registros em 1854, a implantação do primeiro curso superior de Nutrição do Brasil em 1939 e a regulamentação da profissão em 1967.
Sonora
Para o futuro, os profissionais tem como meta frear o crescimento da obesidade, reduzir a presença de bebidas adoçadas na dieta dos brasileiros e aumentar o consumo de legumes e hortaliças. Durante o encontro, o biólogo Bruno Zylbergeld falou sobre “A Importância da absorção, síntese e ressíntese de nutrientes na imunidade”. Com 16 anos de pesquisas dedicadas à microbiologia intestinal, Bruno destacou a importância do processo digestivo para a manutenção da flora intestinal e seus impactos no organismo. Segundo o pesquisador, um intestino que não funciona reduz também a eficiência do sistema imunológico.
Sonora
O tema é relativamente novo tanto para a nutrição como para a medicina, mas vem ganhando destaque entre as pesquisas científicas. Somente em 2017 foram publicados mais artigos científicos sobre o assunto do que o total dos últimos sete anos.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.