Dia do Policial Militar é celebrado na Assembleia Legislativa Solenidade, proposta pela deputada Flávia Francischini (União), homenageou a corporação, que é responsável pela segurança dos paranaenses desde 1854.

07/08/2023 16h12 | por Antônio Dilay
Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), que está comemorando 169 anos, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda-feira 07, com uma audiência pública proposta pela deputada Flávia Francischini (União Brasil), em reconhecimento à dedicação e a coragem dos integrantes da corporação, no seu trabalho contínuo em atender a sociedade paranaense.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD) participou do evento e enalteceu a Polícia Militar do Paraná. “A corporação da Polícia Militar do Paraná merece o reconhecimento e homenagens de toda população paranaense pelos relevantes serviços que prestam ao nosso estado. Estamos muito felizes em poder prestar esta homenagem a estes valorosos policiais militares que colocam a vida em risco todos os dias, sempre pensando no bem maior que é a coletividade”.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também esteve presente no evento e destacou que “no próximo dia 10 nós vamos ter o Dia do Policial Militar e nada mais justo do que a Assembleia Legislativa prestar esta justa homenagem aos valorosos policiais militares, a melhor Polícia Militar do Brasil. E quando a Assembleia presta uma homenagem, é um tributo de todo o povo do Paraná, é o reconhecimento da população paranaense a estes profissionais que estão todos os dias enfrentando a criminalidade e cuidando da segurança de todos nós”.

A anfitriã e propositora da audiência pública, deputada Flávia Francischini (União Brasil), parabenizou a Polícia Militar do Paraná pelos 169 anos de, que será celebrado no dia 9 de agosto, e explicou que a homenagem é o reconhecimento ao Dia do Policial Militar do Paraná, que é comemorado no próximo dia 10 de agosto, data de fundação da Polícia Militar do Paraná em 1854. “A Polícia Militar do Paraná sempre ocupou um lugar especial na nossa família. Meu marido teve a honra e o privilégio de servir à PMPR, e ao longo dos anos, muitos de vocês compartilharam momentos conosco, seja durante o trabalho, em eventos ou até mesmo em nossa própria casa. A dedicação com a qual a Polícia Militar do Paraná se empenha em servir e proteger a sociedade é admirável”, disse.

“Com vocês, aprendemos a ter hierarquia, respeito e admiração pela pátria. Sabemos que enfrentam desafios diários com coragem e determinação, colocando suas vidas em risco para garantir a segurança de todos nós. E, ao mesmo tempo, conseguem encontrar a compaixão para lidar com situações delicadas e difíceis, mostrando um lado humano e sensível. Gostaria de deixar aqui meu muito obrigado a todos os Policiais Militares, nesta importante homenagem em nome da Assembleia Legislativa do Paraná”, conclui a deputada Flávia

A Lei estadual nº 13.901 de 04 de dezembro de 2002, proposta pelo ex-deputado Algaci Tulio instituiu o dia 10 de agosto como o "Dia da Polícia Militar do Estado do Paraná" e dispôs sobre a realização de evento na Assembleia Legislativa do Estado, na referida data. A escolha da data faz referência ao dia de fundação, 10 de agosto de 1854, com o nome de Companhia de Força Policial da Província do Paraná. Somente em 1946, a corporação passou a ser chamada de Polícia Militar do Estado do Paraná.

Levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que o Paraná registrou queda de 4,9% nos roubos em 2022. Roubos de veículos, por exemplo, caíram 15,7% entre um ano e outro. É o melhor indicador da região Sul no período. Assaltos a pessoas que andavam nas ruas caíram 5,8%, melhor do que a média nacional, com queda de 4,4%. O Paraná também tem o menor índice de pessoas desaparecidas do Brasil, com 13,5 registros de desaparecimentos a cada 100 mil habitantes.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva agradeceu a deputada Flávia Francischini pela propositura da homenagem e disse que “este é um momento de felicidade onde completamos os 169 aos da corporação e podem ter a certeza que a Polícia Militar estará sempre de olhos abertos e procurando fazer a diferença em favor da sociedade paranaense. O governo do estado está procurando nos dar todo suporte necessário para que o Policial Militar, na ponta, possa exercer sua atividade com melhores condições de trabalho e, em decorrência disso, nos proporciona estar entre as melhores polícias do país”.

O secretário estadual da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou que “este mês de agosto é dedicado as comemorações do aniversário dos 169 anos da Polícia Militar e este reconhecimento da Assembleia legislativa é muito importante para nós que somos policiais Militares. Um momento de reconhecimento, de emoção e agradecimento por parte da sociedade. Nós somos considerados como a melhor Polícia Militar do país pela qualidade dos nossos militares”.

O secretário de estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Santin Roveda, afirmou que “é importantíssimo ressaltar o trabalho da Polícia Militar que há mais de 100 anos deixa claro que o compromisso de cada integrante é com a população do nosso estado. Como secretário de Direitos Humanos, quero aqui ressaltar que os direitos humanos na homenagem de hoje é reconhecer a importância, a força, a robustez e a seriedade que tem cada policial militar do estado do Paraná que trabalha com coerência, com humanização e que desempenha sua função de forma digna, doando a sua vida diariamente para cada um de nós”.

Homenagens

Policiais militares que se destacaram em diversos momentos da vida dos cidadãos do estado, com atuações heroicas, bem como PMs que perderam a vida durante o cumprimento do dever, foram homenageados com Menções Honrosas, na solenidade que aconteceu no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio com a presença de policiais de todos os setores da corporação, assim como familiares e amigos.

Como parte das comemorações dos seus 169 anos, a Polícia Militar lançou a “Operação 10 de Agosto”, que intensificará o patrulhamento em todo o Estado para reprimir crimes e fortalecer o policiamento preventivo de proximidade. As ações de policiamento envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motos, módulos móveis e até aeronaves, com cada unidade atuando em sua área específica.

A Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, com mais de um século de vida, também vai comemorar o aniversário da corporação com apresentações em pontos turísticos de Curitiba. Os eventos acontecerão nos dias 12 de agosto, às 10 horas, na Boca Maldita; 13 de agosto, às 15 horas, no Parque Barigui, e no dia 20 de agosto, às 15 horas, no Parque Tingui. Todos os shows são gratuitos. Haverá, ainda, celebrações e solenidades internas da corporação.

No dia 26 de agosto será realizado um passeio motociclístico, com saída 10h30 da Academia Policial Militar Guatupê (BR-277, km 72) e trajeto até o Palácio Iguaçu. No mesmo dia, a partir das 10 horas, também no Palácio Iguaçu, acontece a exposição de carros antigos, com presença de bandas, atrações artísticas e food trucks.

História

A corporação atuou em importantes conflitos para consolidação da Democracia e defesa do país, como a Guerra do Paraguai (1864), Revolução Federalista (1893), Campanha do Contestado (1912) e Revoluções de 1924, 1932 e 1964, se estendendo até os dias de hoje, com ações voltadas ao policiamento comunitário, preservação da ordem pública e proteção do cidadão.

Em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial, foi criada a Polícia Militar do Paraná que surgiu como uma unidade de caçadores. A corporação cresceu e evoluiu, e hoje está voltada aos anseios da comunidade paranaense; garantindo a paz e a proteção da sociedade, fazendo-se presente em todos os 399 municípios do estado. Os batalhões têm sede nos principais centros urbanos, e suas companhias e pelotões estão distribuídos pelas localidades circunvizinhas.

Da criação, em 1854, até os primeiros anos da República, a PMPR usou a cor azul ferrete em seus uniformes. Em 1912 foi adotada a cor cáqui; a qual por tradição identifica o policial militar no Paraná, e permanece em uso até os dias atuais. Os bombeiros sempre usaram os mesmos uniformes da PMPR; acrescentando-se apenas seus respectivos distintivos.

A PMPR tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação