Dia Mundial do Doador de Sangue: Leis aprovadas na Assembleia Legislativa incentivam o ato de solidariedade Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

14/06/2023 11h26 | por Antônio Dilay
No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) atende mais de 700 pacientes ao dia e conta com 23 unidades de coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% dos leitos SUS.

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) atende mais de 700 pacientes ao dia e conta com 23 unidades de coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% dos leitos SUS.Créditos: Venilton Küchler/SESA

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) atende mais de 700 pacientes ao dia e conta com 23 unidades de coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% dos leitos SUS.

Nesta época do ano, a queda das temperaturas com a aproximação do inverno provoca uma crescente preocupação para os bancos de sangue do estado do Paraná. Tradicionalmente, é registrada significativa redução nas doações. A doação é um ato altruísta e de solidariedade, a doação de sangue é um ato que salva vidas. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Esse é um gesto de amor que pode gerar muitos sorrisos.

Para o presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Tercílio Turini (PSD), doar sangue é um ato de amor ao próximo. “Claro que a decisão cabe a cada um, mas precisamos refletir e entender que a doação não traz qualquer problema para quem pratica essa atitude de solidariedade. Pelo contrário, o doador sempre estará ajudando a salvar vidas. Na rotina de médico em pronto-socorro por mais de 30 anos, presenciei muitos momentos de agonia no atendimento a pacientes. Quando ocorre perda excessiva, é urgente repor e aí o hospital precisa ter estoque de bolsas de sangue. Isso acontece também com frequência em cirurgias e tratamentos. Por isso, cada vez que alguém doa sangue, está colaborando com uma pessoa e ajudando a reduzir o risco de morte", explicou.

Turini destaca ainda que é preciso desmistificar a ideia de que a doação dói muito ou pode afetar o organismo do doador. "Isso não existe. O leve desconforto no momento de doar sangue é tranquilamente suportável, normalmente em alguns minutos a coleta está concluída. Tudo é feito dentro de rigorosos padrões de segurança e cuidados ao doador. O organismo em condições saudáveis, que é uma exigência para a doação, recompõe o sangue normalmente. Portanto, quem puder deve doar sangue regularmente. Sem saber de onde veio o sangue, quem recebe certamente vai expressar gratidão sincera e eterna pelo doador", afirma o deputado.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

No Paraná, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) atende mais de 700 pacientes ao dia e conta com 23 unidades de coleta, armazenamento e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% dos leitos SUS.

A líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD) reforça que a doação de sangue é vital para o atendimento da saúde da população, especialmente para os nossos serviços hospitalares. “Muitos pacientes necessitam diariamente do sangue e derivados. Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, estando apto, procure um banco para doar sangue. Sangue é vida e uma doação pode salvar até quatro vidas. Aproveite a data e contribuía para que a vida siga seu fluxo”, destaca a parlamentar.           

O coordenador da Frente Parlamentar da Medicina na Assembleia Legislativa, deputado Ney Leprevost (União), também se mostra preocupado com o baixo estoque de sangue nos hospitais e hemobancos no Paraná e incentiva a doação de sangue. “Doar sangue é um ato de amor que salva vidas. Durante o inverno, os estoques dos bancos de sangue costumam diminuir, o que coloca em risco a vida de quem espera uma doação. Então, nos ajude a salvar vidas, doe sangue”, diz.  

Quem pode doar

Pessoas que tenham entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesem, no mínimo, 51 quilos e estejam em boas condições de saúde.

No dia da doação

Apresente documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação; esteja descansado e alimentado (evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Onde doar

Nas unidades da rede do Hemepar.

Como doar

Compareça à unidade da rede mais perto de você. Ao chegar, você será cadastrado no sistema do Hemepar. Se já tiver cadastro, as informações serão conferidas e, se necessário, atualizadas. Em algumas unidades, é possível agendar a doação. Verifique se sua cidade tem esta alternativa.

Responda ao questionário de Triagem Clínica, que avaliará se você tem os requisitos clínicos necessários.

Faça o teste de Triagem Hematológica: com uma única gota de sangue, é possível verificar se você tem anemia.

Se tudo estiver bem, seu sangue será coletado.

Depois de uma passagem pela sala de lanches e de uma permanência de cerca de 15 minutos na unidade, você será liberado.

Você receberá, por e-mail, informações sobre a emissão do Certificado de Doação de Sangue. O documento pode ser usado para obter benefícios estabelecidos pelas leis estadual e municipal - como meia entrada em eventos culturais e isenção de pagamento de inscrição em concursos públicos.

Prazo

Apesar de todo o procedimento ser realizado em aproximadamente 90 minutos, talvez você tenha que passar mais tempo na unidade, dependendo do número de candidatos à doação.

Legislação

No Paraná, existe legislação dedicada que estimula a doação de sangue e que tem feito a diferença nos hemobancos do estado.

  • A Lei estadual 21.401/2023 de autoria do deputado Ricardo Arruda (PL) e do ex-deputado Homero Marquese alterou o § 1º do art. 1º da Lei nº 19.293, de 13 de dezembro de 2017, que isenta o doador de sangue ou de medula óssea do pagamento de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.
  • A Lei estadual 21.219/2022 por proposição do deputado Evandro Araújo (PSD) alterou o dispositivo da Lei nº 19.832, de 1º de abril de 2019, que prioriza o atendimento de doadores de sangue raro e fenotipados convocados pelos bancos de sangue do Estado do Paraná.
  • A Lei estadual 20.594/2021 de autoria do ex-deputado Emerson Bacil instituiu a Semana Estadual da Conscientização e Incentivo à Doação de Sangue por parte dos servidores públicos do Estado do Paraná, a ser realizada anualmente na terceira semana de dezembro.
  • A Lei estadual nº 20.310/2020, proposto pelo deputado Ricardo Arruda (PL) isenta o doador de sangue ou de medula óssea do pagamento de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.
  • A Lei estadual 20.292/2020 de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB) instituiu o mês Julho Vermelho, dedicado a ações de conscientização e incentivo à doação de sangue.
  • A Lei estadual nº 19.832/2019 por proposição do deputado Evandro Araujo (PSD) determinou priorizar o atendimento de doadores de sangue raro e fenotipados convocados pelos bancos de sangue do Estado do Paraná.
  • A Lei estadual 19.649/2018 de autoria da deputada Maria Victoria (PP) dispôs sobre a obrigatoriedade da informação da tipagem sanguínea e do fator Rh na emissão do documento de identificação de recém-nascidos, a ser expedido por hospitais e maternidades do Estado.
  • A Lei estadual nº 19.441/2018 de autoria do ex-deputado Nereu Moura Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes nos estabelecimentos comerciais que ofereçam serviços de aplicação de tatuagem permanente, piercing ou maquiagem definitiva, informando o impedimento de doação de sangue por determinado período de tempo.
  • A Lei estadual nº 17083/2012 por proposição do deputado Artagão Júnior (PSD) obriga a adoção de medidas de segurança que evitem a troca de sangue em casos de transfusão nas dependências de hospitais públicos ou privados, casas de saúde e maternidade, no âmbito do Estado do Paraná.
  • A Lei estadual nº 13.964/2002 por proposição do ex-deputado Luiz Carlos Martins concede desconto de 50% (cinquenta por cento) em Eventos Culturais Artísticos para doadores de sangue.
  • A Lei estadual nº 11.364/1996 de autoria do ex-deputado Plauto Miró obriga a realização do teste HIV, para detecção do vírus da AIDS, nas doações de sangue, de esperma e órgãos humanos para transplante, no Estado do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação