Diretora apresenta estratégias de comunicação da Alep durante Congresso Nacional da Unale Kátia Chagas apresentou inovações da Diretoria de Comunicação, voltadas para garantir transparência e aproximar o Legislativo da sociedade.

07/06/2017 19h00 | por Eduardo Santana.

Créditos: Dálie Felberg/Alep


A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Kátia Chagas, participou do painel da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) durante os eventos simultâneos que precederam a abertura oficial da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Foz do Iguaçu. Durante sua participação, nesta quarta-feira (7), a diretoria falou sobre as estratégias de comunicação adotadas pelo Legislativo paranaense para se aproximar cada vez mais da sociedade.

Entre as novidades apresentadas pela jornalista está o aplicativo para aparelhos de telefonia celular chamado “Agora É Lei”, que reúne cerca de duzentas leis relacionadas ao tema da defesa do consumidor. A ferramenta foi elaborada de maneira integral pelas equipes de Comunicação e Tecnologia da Informação da Alep, sem gerar qualquer tipo de custo à Casa.

“Para tornar o aplicativo mais atraente para o cidadão, resolvemos criar ilustrações relacionadas às leis. Além do aplicativo, também vamos criar uma cartilha para distribuir aos alunos que visitam a Assembleia e nas escolas públicas do estado. A ideia é ainda criar uma grande campanha para fazer o cidadão cobrar de fato os seus direitos. Um programa de televisão com o mesmo nome do aplicativo também será lançado, no qual, a cada semana, destacaremos uma lei relacionada ao Direito do Consumidor”, revelou Kátia.

Guia do Cidadão e Enem – A diretora de Comunicação da Alep ainda falou sobre os programas realizados pela Assembleia do Paraná para atingir de maneira direta o público jovem das escolas públicas do Paraná. Entre eles o Guia do Cidadão, uma publicação da Alep sobre as funções dos Poderes, sistema eleitoral e a importância do voto. “Essa é uma parceira com o Ministério Público do Paraná, chamada Geração Atitude, que percorreu as escolas do Paraná falando sobre democracia e cidadania. Nesta semana até fomos surpreendidos porque entre 1.077 programas inscritos num prêmio promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público, esse programa ficou entre os três finalistas, pela sua inovação e por apresentar os melhores resultados no combate à corrupção”, relatou Kátia.

Outra ação da Diretoria de Comunicação da Alep abordada durante a apresentação foi o programa “Assembleia no Enem”. Neste projeto, mais de 400 aulas preparatórias para o Enem e vestibulares foram transmitidas pela TV Assembleia e pela internet. Além disso, o Plenário da Casa abrigou aulões preparatórios com mais de 500 estudantes e foi lançado o 1º Concurso de Redação da Alep, que reuniu 50 mil alunos participantes. “Foi uma ação muito interessante, pois colocamos alunos do Ensino Médio sentados nas cadeiras do deputados para assistir a uma aula e fazer uma redação”, complementou.

Comunicação Interna – Ferramentas de relacionamento com o objetivo de aproximar os servidores do Legislativo do Paraná também foram apresentados pela diretora durante o painel.  A primeira ação a ser abordada foi o “Boletim Assembleia”, que consiste em três boletins de rádio diários veiculados no sistema interno de som da Alep, com as informações do que está acontecendo na Casa, entre sessões, audiências, campanhas internas e reuniões. O informativo semanal “Entre Nós”, voltado exclusivamente para os colaboradores da Alep, também foi motivo de destaque. “A cada semana escolhemos um personagem diferente do nosso dia a dia, um servidor com uma história bacana ou curiosa, pra despertar também a união dos servidores”, concluiu Kátia.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação