Diretora da Assembleia toma posse no Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados Jornalista Kátia Chagas foi escolhida para participar do órgão que define as diretrizes de comunicação entre a Câmara e a população.

25/10/2023 19h29 | por Thiago Alonso
Para Kátia Chagas, a nova configuração do Conselho vai trazer avanços para o fortalecimento e difusão do trabalho dos poderes legislativos.

Para Kátia Chagas, a nova configuração do Conselho vai trazer avanços para o fortalecimento e difusão do trabalho dos poderes legislativos.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Para Kátia Chagas, a nova configuração do Conselho vai trazer avanços para o fortalecimento e difusão do trabalho dos poderes legislativos.

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, jornalista Kátia Chagas, tomou posse nesta quarta-feira (25) como integrante da sociedade civil organizada no Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ela passa a integrar o órgão responsável pela interlocução entre o Legislativo federal e a população brasileira. Além dela, o Conselho conta com outros três membros da sociedade, servidores e deputados federais.

Durante a primeira reunião, os membros do Conselho debateram temas como a participação da TV Câmara na transição para a TV 3.0, a expansão da rede legislativa de Rádio e TV e dois projetos de lei que tratam da gratuidade de conteúdos públicos na internet e da isenção de taxas para emissoras do Congresso e STF. Ainda durante o encontro, discutiu-se a política de comunicação das Câmaras dos Deputados, o Regulamento do Conselho Consultivo e pontos para o próximo encontro, que ocorre no próximo dia 13 de dezembro, quando serão definadas ações para o ano 2024.

Ao longo do dia, os conselheiros consultivos de comunicação participaram de uma agenda dentro da Câmara. Os membros realizaram visitas técnica e institucional, quando puderam conhecer os setores de comunicação da Casa e o processo de produção jornalística da TV, Mídias Digitais, Rádio e Agência de Notícias da Câmara Federal. Além disso, os novos conselheiros tiveram acesso ao espaço responsável pela transmissão das sessões, reuniões de comissão e audiências públicas transmitidas pela internet, quando a Câmara exibe mais de 20 encontros simultâneas.

A cerimônia de posse ocorreu na tarde desta quarta-feira, com a participação da presidente do Conselho, deputada federal Any Ortiz (CDN-RS), e do secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR). Durante a solenidade, foram apresentados os novos conselheiros representantes da sociedade civil.

Kátia Chagas é jornalista e a primeira mulher a comandar a Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo paranaense. Está à frente da pasta desde 2015. Ela também integra a diretoria da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral). A nomeação, assinada pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e pela presidente do Conselho, deputada Any Ortiz, foi publicada na edição extra do diário da Câmara de 26 de setembro deste ano.

Para a jornalista, a nova configuração do Conselho vai trazer avanços para o fortalecimento e difusão do trabalho dos poderes legislativos. “Poderemos contribuir trazendo mais demandas da sociedade civil. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a comunicação da Câmara. O Conselho terá papel importante para expandir ainda mais a TV Câmara nos municípios do interior, aumentando a participação popular”, disse.

Ela destacou ainda pontos importantes do encontro. “Durante a primeira reunião, discutimos projetos de lei e medidas que beneficiam as assembleias, auxiliando na execução do trabalho de ampliar o alcance das televisões legislativas no Estado, com projetos que podem diminuir os custos das assembleias com as transmissões das atividades parlamentares pelas emissoras de televisão e de rádio”, explicou.

A deputada Any Ortiz enfatizou a importância da participação de membros da sociedade civil no grupo de trabalho. “Os deputados e servidores estavam ansiosos pela posse dos novos conselheiros, escolhidos para o cargo devida a relevância e importância do trabalho de cada um em seus estados. Eles poderão contribuir muito, trazendo mais experiência para o Conselho”, destacou.

O deputado Luciano Ducci ressaltou a contribuição dos conselheiros para o Legislativo federal. “Esse nosso trabalho de coordenar as mídias digitais é de extrema importância diante da presença crescente das redes sociais na vida das pessoas. E agora contamos com conselheiros de fora da Câmara para ouvirmos a experiência deles e aproveitar as propostas que eles vão trazer da sociedade civil para melhorarmos a comunicação pública”, disse Ducci.

Conselho

De acordo com o Legislativo federal, cabe ao Conselho de Consultivo de Comunicação zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, nas notícias publicadas no Portal da internet e nas contas da Câmara nas redes sociais. O colegiado também cuida para que esses serviços respeitem os direitos das pessoas, além de oferecer informações precisas sobre os temas em debate no parlamento brasileiro e sobre o efeito das atividades da Câmara na vida dos cidadãos. O mandato é de dois anos, permitida uma reeleição.

O Conselho Consultivo de Comunicação Social foi criado em maio de 2019 para planejar como a Câmara dos Deputados deve se comunicar com a sociedade. Vinculado à Presidência da Câmara, atualmente é presidido pela deputada federal Any Ortiz e composto pelo secretário de Comunicação Social, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), pelo secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Luciano Ducci, pelo ouvidor-geral, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), pelo secretário de Transparência, deputado Bruno Ganem (PODE-SP), e pelo diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado.

Além de Kátia Chagas, compõe a cota da sociedade civil no Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara o secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Porto Alegre, Gustavo Ferenci; a assessora de comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe, Aline Braga Farias Conceição; e o colunista do site GZH e do jornal Zero Hora e comunicador da Rádio Gaúcha e da RBS TV, Matheus Schuch de Souza.

Comunicação

Durante a visita, os novos membros do Conselho Consultivo de Comunicação conheceram o organograma e os setores vinculados à comunicação da Casa de Leis federal. A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) é responsável pelas ações de comunicação, participação e mídias digitais da Câmara. Compete à Direx definir a linha editorial dos veículos de comunicação e zelar pela divulgação dos trabalhos legislativos. A Diretoria é composta pela Coordenação de Gestão Administrativa (Cogea), pela Coordenação de Conteúdo Institucional e Mídias Digitais (Comid), pela Coordenação de Operação e Tecnologia para Comunicação (Cotec), pela Coordenação de Relacionamento, Inteligência e Participação (Corip), pela Coordenação de Jornalismo (Cjor) pela Coordenação de Cerimonial, Eventos e Cultura (Cocec) e pela Coordenação de Transmissão em Tempo Real (Cotra).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação