Nesta sexta-feira (15) foi a vez de Foz do Iguaçu, a Terra das Cataratas, receber a Gincana da Cidadania do projeto Geração Atitude. E deu empate entre duas das três escolas que participaram. O colégio Costa e Silva e o Jorge Schimmelpeng, onde aconteceram as provas. Outra escola que participou desta etapa foi a Tancredo de Almeida Neves, que quase chegou lá. A competição foi bastante equilibrada desta vez, o que significa que os estudantes estavam com os temas na ponta da língua. Caso do Isaac Vasconcelos, do Costa e Silva.
(sonora)
E da Letícia Sales, da escola-sede da Gincana.
(Sonora )
Os dois estavam entre os 150 alunos que acertaram tudo e vibraram muito também.
E o que deixou surpresa e encantada a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz, Ivone Perez Müller, foi a participação dos estudantes e com oo conteúdo do Guia do Cidadão.
(Sonora)
Ela participou, ao lado da vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, do Papo Cidadão, que é a parte que acontece depois da gincana, onde as autoridades respondem a perguntas feitas pelos alunos. Ela se impressionou com o alto nível dos questionamentos deles.
(Sonora)
E eles perguntaram sobre a lei de Responsabilidade Fiscal, sobre como vem sendo tratada a sustentabilidade no município, saúde e infraestrutura e investimentos em educação.
As questões que os estudantes respondem durante a Gincana estão relacionadas ao conteúdo do Guia do Cidadão.
Os alunos que participam das competições e do bate papo são dos Ensinos Médio e Técnico. O objetivo é despertar neles o interesse por temas ligados ao exercício da cidadania.
A Gincana da Cidadania integra o projeto Geração Atitude, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria da Educação (SEED), a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
Da Assembleia legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.