Documentário sobre os 25 anos do Plano Real é lançado na Assembleia “Real: Muito além de uma moeda”, uma realização do movimento Livres, foi exibido no Plenarinho da Casa, nesta terça-feira (30).

30/07/2019 19h30 | por Trajano Budola
Exibição e lançamento do documentário  "Plano Real 25 anos" nesta terça-feira (30) no Plenarinho da Alep.

Exibição e lançamento do documentário "Plano Real 25 anos" nesta terça-feira (30) no Plenarinho da Alep.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Os 25 anos do Plano Real foram evocados na tarde desta terça-feira (30) em um evento no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O documentário “Real: Muito além de uma moeda”, projeto desenvolvido pelo movimento Livres, foi exibido ao público por proposição do deputado Michele Caputo (PSDB). “O Brasil convivia com uma inflação que destruía salários e desestruturava o setor produtivo. Este documentário foi feito para gerar o debate sobre as mudanças promovidas pelo Real”, afirmou o parlamentar.

Segundo o coordenador estadual do movimento Livres, Luis Lelis, discussões sobre os 25 anos do Plano Real estão programados para acontecer em diversas cidades brasileiras a partir do segundo semestre, quando o filme deve ser exibido, principalmente, em universidades. “O documentário reúne depoimentos de vários economistas que participaram da elaboração do plano e falam como foi sua construção e os desafios para realizá-lo”, explicou. Participaram da mesa de honra do evento também o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSDB); e o diretor de marketing político eleitoral do Instituto Teotônio Vilela, Edson Lau.

Documentário - O filme, lançado simultaneamente em Curitiba e São Paulo, conta com depoimentos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; dos ex-ministros da Fazenda, Rubens Ricúpero e Pedro Malan; e dos economistas Gustavo Franco, Edmar Bacha e Persio Arida. O relato detalha, em 90 minutos de duração, a implantação da moeda mais duradoura da história brasileira.

De acordo com o presidente nacional do movimento Livres, Paulo Gontijo, as reformas promovidas pelo Plano Real “limitaram o poder do governo, ajustaram as contas públicas e a acabaram salvando o Brasil do pesadelo da inflação”. Ainda de acordo com ele, “O Plano Real pode ser considerado um das reformas estruturais mais importantes da nossa história”.

Real – O Plano Real foi lançado em fevereiro de 1994, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco, com o objetivo de estabilizar a economia brasileira e combater a hiperinflação em três fases: o programa de Ação Imediata; a criação da Unidade Real de Valor (URV); e a implementação da nova moeda.

A princípio deu-se a paridade entre a moeda brasileira e o Dólar americano com política de intervenção calcada na venda de dólares e aumento das taxas de juros nos momentos de pressão sobre a economia brasileira. O Plano Real promoveu também privatizações de empresas estatais, abertura de mercado, livre negociação salarial e liberação de capital.