Duplicação total da PR-445 antes do pedágio é conquista do Norte do Paraná, afirma o deputado Tiago Amaral (PSD) O parlamentar acredita que obra vai trazer mais qualidade de vida para a população.

11/10/2023 15h07 | por Assessoria Parlamentar

A decisão do Governo do Estado é fruto de uma intensa ação legislativa, que envolveu os deputados estaduais e os prefeitos da região, com apoio de vereadores e lideranças do setor produtivo e empresarial.Créditos: Divulgação

“Uma virada de chave histórica”. Assim o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, definiu o anúncio de que a PR-445 será totalmente duplicada antes que a futura concessionária do lote 3 assuma a rodovia.

A decisão do Governo do Estado é fruto de uma intensa ação legislativa, que envolveu os deputados estaduais e os prefeitos da região, com apoio de vereadores e lideranças do setor produtivo e empresarial. O resultado positivo foi divulgado nesta quarta (11/10), em reunião na Amepar – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, em Londrina. Tiago Amaral participou do anúncio, juntamente com os colegas Cloara Pinheiro, Tercílio Turini e Cobra Repórter, todos do PSD.

Previsão de conclusão em 2026

A duplicação total da via, que é caminho de Londrina para Curitiba, contempla uma das principais reivindicações da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, idealizada pelo deputado Tiago Amaral.

“Se isso ficasse para a concessão, a obra poderia ser entregue lá por 2030. Agora, com esse anúncio do Governo do Estado, a gente deve ter a assinatura do contrato e o começo da obra até o segundo semestre de 2024 e, assim, a entrega seria em 2026”, explica Tiago Amaral. De acordo com ele, “agilizar essa obra na prática significa evitar acidentes, salvar vidas, melhorar o fluxo da produção agrícola e industrial e trazer mais qualidade de vida para Londrina e todo o Norte do Paraná”.

Região quer Contorno Leste na concessão

Outro anúncio desta quarta é que a decisão de incluir a construção do Contorno Leste de Londrina nas obrigações da futura concessionária do lote 3 será tomada pela região. Um documento será encaminhado ao Ministério dos Transportes, com assinatura de deputados estaduais, prefeitos, vereadores e do governador Ratinho Junior, para deixar clara a escolha da região.

“A partir do momento em que a gente tem condições de fazer a escolha, inclusive arcando com as suas consequências, isso realmente é política. Vai ter impacto na tarifa, porque a obra é cara, mas o benefício vai ser muito maior e vai valer a pena”, prevê Tiago Amaral.

Para o presidente da CCJ, a articulação dos parlamentares é fundamental para obter resultados positivos em favor da população. “Esse é um dos principais papeis de um deputado estadual: garantir as obras de infraestrutura que vão fazer a diferença na vida da população”, entende Tiago Amaral.