Durante visita, alunos de escola de Ponta Grossa aprendem sobre o funcionamento da Assembleia

07/06/2023 11h43 | por Thiago Alonso
Estudantes puderam conhecer o Plenarinho da Casa durante a visita.

Estudantes puderam conhecer o Plenarinho da Casa durante a visita.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Estudantes puderam conhecer o Plenarinho da Casa durante a visita.

Em visita à Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (07), um grupo de alunos de Ponta Grossa conheceu mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Durante o encontro, os estudantes do 9° ano da Escola Santa Teresinha puderam ter contato o parlamento estadual, aprendendo sobre a estrutura da Casa, votações e debates. As visitas guiadas fazem parte do trabalho de aproximar o Legislativo da população, tornando-o mais transparente.

Os alunos também conheceram os principais espaços da Casa, onde são debatidos os principais da sociedade paranaense. O roteiro de visitação incluiu o Plenário, onde são debatidos os projetos de leis pelos deputados, e o Plenarinho, onde se realizam as audiências públicas.

O professor Mário César Ferreira, da disciplina de História, destacou a importância do contado dos alunos com o Poder Legislativo. “Eu achei uma experiência muito bacana, principalmente para os alunos. Quando trabalhamos os aspectos políticos na matéria de História, trabalhamos todas as funções da dos Três Poderes, desde a divisão dos poderes até a organização e a forma com que os governos tratam do estado. Então, eu acho que esta vivência acontece de uma forma concreta. Os alunos podem acompanhar e conhecer os espaços, além do funcionamento de cada um desses poderes. A visita é muito interessante justamente para os alunos conseguiram entender melhor sobre o funcionamento da Assembleia”, disse.

O aluno Luiz Fernando Liskoski Walter, de 14 anos, afirmou que conhecer a história e os principais espaços do Legislativo atendeu suas expectativas.  “Eu gostei muito da visita, pois é algo muito interessante sobre a história. Como a gente pode ver, a Assembleia é bem representativa para o Estado. Estava esperando bastante coisa da visita e foi entregue o que eu esperava. Recomendo a todos”.

Visita

Para conhecer a Assembleia Legislativa em uma visita guiada, é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa para fazer o agendamento. É necessário apresentar um ofício constando o nome da instituição (se for uma escola ou universidade), contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo.

As visitas ocorrem sempre de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. Porém, recomenda-se a visitação entre segundas e quartas-feiras, nos dias em que realizadas as sessões plenárias. Segunda e terça, a partir de 14h30 e nas quartas pela manhã. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007 ou pelo site www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação