Em 1ª visita ao Paraná, embaixador da Ucrânia será recebido na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19) A convite da deputada Márcia Huçulak (PSD), Andrii Melnyk será recebido na presidência da Casa e participará da sessão plenária.

18/03/2024 15h17 | por Assessoria Parlamentar
Andrii Melnyk assumiu o cargo em junho do ano passado.

Andrii Melnyk assumiu o cargo em junho do ano passado.Créditos: Embaixada da Ucrânia no Brasil/Divulgação

Andrii Melnyk assumiu o cargo em junho do ano passado.

A Assembleia Legislativa do Paraná recebe nesta terça-feira (19) o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, em sua primeira visita ao estado que concentra o maior grupo de descendentes de ucranianos da América Latina – cerca de 500 mil pessoas.

O convite foi da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que também intermediou uma reunião com o prefeito Rafael Greca. O embaixador assumiu o cargo em junho do ano passado.

O embaixador será recebido, às 14 horas, pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), no Gabinete da Presidência da Assembleia e em seguida participará da sessão plenária, quando falará no Grande Expediente.

A agenda no Paraná inclui ainda audiências no Governo do Estado, palestra na Universidade Federal do Paraná (UFPR), visita a Prudentópolis, Mallet e Irati (com reunião na Unicentro sobre estudos eslavos e ensino da língua ucraniana), entre outras atividades.

“É uma agenda das mais relevantes para o estreitamento das relações entre os dois países, e o apoio que podemos dar é fundamental neste período tão conturbado após a invasão feita pela Rússia”, diz Márcia, que é descendente de ucranianos por parte de pai.

Apoio

De acordo com presidente da Representação Central Ucraniano- Brasileira e organizador da visita, Vitório Sorotiuk, o embaixador deve agradecer o apoio da Assembleia ao seu país.

Em decorrência da invasão russa, ocorrida em 2022, por exemplo, a bandeira ucraniana ficou hasteada por cerca de um ano no Poder Legislativo.

Além disso, a Casa aprovou uma manifestação de apoio incondicional à Ucrânia no conflito com a Rússia, proposta pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Ademar Traiano.

Diz o documento: “Deputados Estaduais manifestam incondicional solidariedade ao povo ucraniano e abraçam a comunidade que escolheu viver no Paraná”.

Projetos

Além disso, tramita na Casa um projeto de lei proposto pelo deputado Anibeli Neto que inclui no calendário oficial do estado um dia de homenagem às vítimas do Holodomor (genocídio da população ucraniana, ocorrido entre 1931 e 1933, quando morreram de fome cerca de 7 milhões de pessoas em decorrência da política agrícola da então União Soviética).

Visita

Melnyk vem acompanhado da esposa, Svitlana Melnyk. A comitiva das atividades inclui também o cônsul honorário da Ucrânia Mariano Czailkowski, além de Vitório Sorotiuk.

Biografia

Advogado por formação, antes do Brasil Andrii Melnyk foi embaixador na Alemanha e vice-ministro das Relações Exteriores de seu país.