A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu ao longo do ano de 2015 cerca de 2.400 visitantes, que participaram de 89 visitas guiadas organizadas pela Diretoria de Cerimonial da Casa. São principalmente estudantes de escolas públicas e particulares, universidades, vereadores e grupos de idosos que conheceram os prédios que compõem o Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury e tiveram contato com os parlamentares da atual legislatura e com as rotinas de trabalho do Legislativo estadual.
“É uma prática que fiz questão de adotar e incentivar aqui na nossa Casa. A Assembleia é aberta ao povo, principalmente aos universitários, estudantes de todas as idades e qualquer um que queira conhecer os trabalhos realizados pelo Legislativo. Temos que atender muito bem essas pessoas que nos visitam e mostrar a elas o dia a dia de um parlamentar. Temos que dar às pessoas a possibilidade desse conhecimento, para que elas também despertem interesse pela vida política", afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).
A visita é guiada pela cerimonialista Jenifer Sarti, que inicia o tour normalmente pelo Gabinete da Presidência. “Quando o presidente Traiano pode recebê-los, vamos direto pra lá, para os visitantes baterem um papo com ele e fazerem perguntas”, explica. Caso o chefe do Legislativo não possa recebê-los, a visita começa pelo Plenarinho e segue em seguida para o Salão Nobre. “No Plenarinho explico um pouco sobre o funcionamento das audiências públicas e também mostro o painel de madeira feito pelo grande artista plástico Poty Lazarotto, que fica no local. Já no Salão Nobre mostramos as obras de arte que lá estão expostas e falamos um pouco sobre a história da política e do Legislativo paranaense”, diz.
Plenário – De acordo com Jenifer, a parte da visita preferida pelos visitantes é quando entram no Plenário da Assembleia. “É onde eles fazem mais perguntas, tiram fotos. Nesse ponto da visita eu explico como funcionam as votações, a formação das bancadas, as lideranças e também falo sobre o processo legislativo. Como um projeto tramita pela Casa, como funcionam a 1ª, 2ª, 3 ª discussão e a redação final”, detalha. Na parte final da visitação, que no total dura em média uma hora e meia, os visitantes conhecem o Auditório Legislativo e o prédios dos gabinetes dos parlamentares.
“Eu adoro guiar essas visitas. É muito legal porque eu consigo conviver com pessoas que vêm do estado todo, pessoas diferentes que têm muita curiosidade. Para nós, que estamos aqui todos os dias, tudo parece muito comum. Mas para eles é novidade e nós percebemos a felicidade dos visitantes em conhecer um mundo novo. Isso pra mim é muito gratificante e eu tenho muito prazer em fazer esse trabalho aqui na Assembleia”, orgulha-se Jenifer.
As visitas guiadas à Assembleia Legislativa podem ser agendadas através do telefone (41) 3350-4299 ou pelo e-mail cerimonial.alep@gmail.com.