Em Blumenau (SC), deputado Artagão Júnior (PSD) palestra sobre os trabalhos do Bloco Parlamentar da Madeira O parlamentar, que é líder do Bloco, foi o palestrante, com o tema “Ações da Assembleia Legislativa do Paraná Junto ao Setor Produtivo de Florestas Plantadas”.

01/12/2023 15h33 | por Assessoria Parlamentar
Artagão, que é o líder do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa do Paraná, falou para profissionais, pesquisadores, autoridades, demais parlamentares e representantes das entidades do setor de base florestal.

Artagão, que é o líder do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa do Paraná, falou para profissionais, pesquisadores, autoridades, demais parlamentares e representantes das entidades do setor de base florestal.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Artagão, que é o líder do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa do Paraná, falou para profissionais, pesquisadores, autoridades, demais parlamentares e representantes das entidades do setor de base florestal.

Nesta sexta-feira (1º), durante o segundo dia da 17ª edição do Simpósio Florestal Catarinense, em Blumenau (SC), o deputado Artagão Júnior (PSD) foi o palestrante, com o tema “Ações da Assembleia Legislativa do Paraná Junto ao Setor Produtivo de Florestas Plantadas”. 

Fizeram parte da mesa o presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Zaid Ahmad Nasser; o deputado estadual catarinense Zé Milton, o deputado estadual gaúcho Carlos Burigo, e o diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Junior. 

Artagão, que é o líder do Bloco da Madeira na Assembleia Legislativa do Paraná, falou para profissionais, pesquisadores, autoridades, demais parlamentares e representantes das entidades do setor de base florestal. 

O deputado citou as deficiências na comunicação do setor produtivo, falou da atuação do bloco na aproximação com o setor florestal e sua interlocução com o os órgãos reguladores do Paraná, como, por exemplo, a suspensão e rediscussão das portarias 257, 258 e 259 do Instituto Água e Terra (IAT). As portarias suspensas redefiniam procedimentos de cultivo para fins comerciais de pinus, gramíneas, árvores frutíferas, plantas ornamentais e para sombreamento e acácia-negra, todas consideradas plantas exóticas invasoras no Paraná.

“As portarias praticamente inviabilizavam a produção. Com o trabalho do Bloco da Madeira, conseguimos suspendê-las. Um grupo de trabalho foi instituído para discutirmos tecnicamente o assunto e estamos evoluindo muito bem”, ressaltou Artagão. 

O Simpósio conta com o patrocínio do CREA-SC e o apoio institucional da FURB, Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR); Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE); Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Embrapa Florestas, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação