Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Em depoimento na CPI, presidente da Confederação dos Transportadores defende diluição do custo do pedágio

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pedágio ouviram o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Cunha Bueno, na manhã desta terça-feira (4), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Ele falou aos deputados sobre o impacto no valor das tarifas cobradas nas praças de pedágio do estado, especialmente aos caminhoneiros. Segundo ele, o transporte autônomo representa 55% do escoamento da produção, tanto agrícola quanto de bens de consumo.

O depoente lembrou a Lei Federal nº 10209/2001, instituindo o vale-pedágio e desobrigando os transportadores autônomos a arcar com os custos da tarifa. De acordo com ele, cerca de 30% dos contratantes do serviço de transporte têm respeitado a legislação. “Para nós, o caminhoneiro não tem que pagar pedágio. Isso é responsabilidade do embarcador. Este é um custo adicional do transporte, que precisa ser absorvido por toda a sociedade que consome o produto transportado”.

O relator da CPI, deputado Douglas Fabrício (PPS), ressaltou a importância da participação do representante da entidade ao trazer informações sobre o não cumprimento da legislação de vale-pedágio. No entanto, ficou surpreso com a defesa, em partes, da cobrança da tarifa. “Ele nos alertou sobre a Lei, que não está sendo cumprida. Mas esperava um pouco mais de quem está representando os caminhoneiros. Pareceu, em alguns momentos, que ele defende o pedágio”.

Já para o presidente da comissão, deputado Nelson Luersen (PDT), a leitura da instituição é corporativa. “Parece que a Confederação, na pessoa do seu presidente, está satisfeita com o pedágio. Eu senti que com o vale-pedágio os caminhoneiros são ressarcidos do pagamento. Mas ele esquece que somos consumidores e pagamos pedágio. Esse vale-pedágio, ainda que ressarcido ao motorista, é fatalmente repassado no custo da mercadoria, na produção. E afeta todo mundo”.

Ouça o Podcast relacionado




Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação