Em discurso no Plenário, Deputado Goura (PDT) questiona contratos entre a Prefeitura de Curitiba e empresa que organiza eventos do Smart City

23/11/2023 12h48 | por Assessoria Parlamentar

“Nos causa espanto que as mesmas empresas que a Prefeitura de Curitiba contratou para realizar as feiras ‘Smart City Expo Curitiba’ sejam as que concedem os prêmios nacional e internacional de smart city, de cidade inteligente. Os contratos são de exclusividade e suspeitamos que uma das contrapartidas, de forma velada, sejam as premiações”, denunciou Goura.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O deputado Goura (PDT) denunciou, nesta quarta-feira (22), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, que a Prefeitura de Curitiba pagou R$ 11,8 milhões em royalties, nos últimos quatro anos, para realizar, com exclusividade no Brasil, a feira Smart City Expo Abroad, edição internacional do evento City Expo World Congress, com chancela da FIRA Barcelona, que é focada no tema de cidades inteligentes.

O deputado disse que a prefeitura usa as premiações de smart cities, de cidade inteligente, para vender uma falsa ideia de que Curitiba é referência em políticas públicas inovadoras em áreas como planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade urbana e programas sociais.

Cidade inteligente?

“A prefeitura alardeia que Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo, mas quem conhece Curitiba sabe que Curitiba também é a cidade com a tarifa de transporte mais cara entre as capitais. É inteligente uma cidade que tem mais de 200 mil pessoas com problemas gravíssimos de moradia? É inteligente uma cidade que tem os seus rios extremamente poluídos? Que não oferece água potável nos seus espaços públicos?”, questionou o deputado.

Segundo ele, uma cidade inteligente não pode conviver com esses graves problemas. “Por isso que nos causa espanto a possibilidade de que essas premiações possam ter sido uma contrapartida ao fato da prefeitura ter comprado a exclusividade da realização dos eventos Smart City Expo em Curitiba”, destacou Goura.

Segundo o último contrato (Nº 25644/2023), o parágrafo segundo explica o que é o evento: “O evento deverá seguir o padrão de excelência dos eventos com a chancela da Fira Barcelona. O Smart City Expo Curitiba trata-se de evento presencial sediado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, Paraná, cabendo à empresa FORUS SOLUÇÕES EM SUSTENTABILIDADE LTDA. a locação do espaço físico (pavilhão contendo área de feira e congresso) para a realização do evento em 2024.”

No site da Prefeitura de Curitiba existem inúmeras matérias publicadas desde 2019 relacionando a realização do evento Smart City Expo Curitiba com as diversas premiações, que vão desde estar entre as cidades mais inteligentes do país, até aos atuais prêmios de Cidade Mais Inteligente do Brasil, em 2023, e de que Curitiba foi eleita, em agosto deste ano, em Barcelona, na Espanha, a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023.

Cidade inteligente, não esperta!

Para Goura, seria muito melhor dizer que a cidade tem vocação para ser uma cidade inteligente. “Nós temos uma herança urbanística que tem que ser preservada e resgatada. Seria muito melhor que a gente dissesse que Curitiba tem uma vocação para a sustentabilidade, mas a falsa propaganda alardeia uma imagem que não condiz com a realidade”, disse.

“Só quero lembrar que existem outros sinônimos para palavra smart, que também é esperto. Então, para ser inteligente, uma smart city de verdade, a cidade não pode ser uma cidade esperta. Tem que ser uma cidade inteligente e boa para todas as pessoas”, destacou Goura.