Em encontro com parlamentares paranaenses, ministro assegura que Contorno Leste de Londrina será incluído no Lote 4 Reunião em Brasília contou com a presença dos deputados Tercilio Turini (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Fábio Oliveira (PODE), além deputados federais paranaenses.

22/02/2024 11h36 | por Assessoria Parlamentar
Reunião ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (21).

Reunião ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (21).Créditos: Aescom

Reunião ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira (21).

O Contorno Leste de Londrina será incluído no Lote 4 como uma das obras obrigatórias a serem executadas pela futura concessionária. Foi o que garantiu na quarta-feira (21) o ministro da Infraestrutura Renan Filho, na reunião em Brasília com lideranças políticas. "O ministro assegurou mais de uma vez, na presença de todos, que a obra estará no Lote 4 - que também abrange rodovias da nossa região" - disse o deputado estadual Tercilio Turini, único de Londrina que participou da audiência acompanhado de Luiz Cláudio Romanelli, Evandro Araújo e Fábio Oliveira, que representaram a Assembleia Legislativa do Paraná.

Para Turini, a garantia do ministro pode ser comemorada como uma vitória. "Foi uma mobilização grande envolvendo muitas lideranças regionais. O importante é que o Contorno Leste será executado" - destacou. Ainda não existe projeção de valores da obra nem possível impacto na tarifa de pedágio porque o Lote 4 ainda está em fase de estudos técnicos e o edital de licitação só deve ser encaminhado no início do ano que vem para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). "Vamos continuar acompanhando bem atentos" - comentou o deputado, ressaltando que o movimento da sociedade organizada e classe política deve seguir em frente.

O Lote 4 já tem definida a construção do Contorno Norte de Londrina, que deveria ter sido feito na antiga concessão. "Teremos dois contornos, isso representa um grande avanço para a Região Metropolitana e todo o entorno. Nossa logística de transporte rodoviário vai melhorar bastante, reduzindo riscos às pessoas nos deslocamentos e aumentando a competitividade regional para atração de investimentos, o que representa economia mais forte, empregos e renda para as famílias" - afirmou Tercilio Turini, que enfatizou a participação do prefeito Marcelo Belinati e dos deputados Luiz Cláudio Romanelli e Evandro Araújo.

Na reunião, o ministro Renan Filho apresentou obras programadas e projeção de valores de tarifas de pedágio nos Lotes 3 e 6. Participaram os vereadores Jairo Tamura e Lenir Assis, representando a Câmara Municipal, e os deputados federais de Londrina Luiz Carlos Hauly, Marco Brasil. Filipe Barros, Diego Garcia e Luísa Canziani, além de parlamentares de outras regiões do Paraná. "É fundamental destacar a defesa que a deputada federal Gleisi Hoffmann fez do Contorno Leste. A articulação dela foi determinante. Lembrou que trabalhou e morou em Londrina e ressaltou a importância da obra para a segurança nas rodovias e o progresso regional" - relatou o deputado estadual Tercilio Turini.